A Secretaria de Saúde de Balneário Camboriú renovou e ampliou sua frota de veículos em 2026, incorporando mais de 30 novos veículos entre carros, ambulâncias, caminhonetes, caminhão e motocicletas, que irão fortalecer o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), especialmente no transporte de pacientes e nas ações realizadas pelas equipes de saúde.
Entre os veículos próprios adquiridos pelo município estão uma Chevrolet Spin destinada ao Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II) (saiba mais aqui), um caminhão e três ambulâncias recebidas por meio de repasse do Governo Federal. A Spin custou R$ 132 mil, enquanto o caminhão teve investimento de R$ 254,5 mil. Cada ambulância foi avaliada em R$ 292 mil.
Além das aquisições, a prefeitura também ampliou a frota por meio de locação de veículos. Foram contratados 16 carros Citroën, duas Spins com capacidade para sete passageiros, duas Saveiro, quatro Montana e 23 motocicletas. O contrato representa um investimento mensal de aproximadamente R$ 121 mil e inclui manutenção preventiva e corretiva, seguro total, cobertura contra terceiros e quilometragem livre.
Mais de sete mil agendamentos fora do domicílio
A secretária de Saúde, Aline Leal, disse que a renovação traz mais conforto e segurança, tanto para pacientes quanto para os servidores que utilizam os veículos diariamente.
De janeiro até o final de maio deste ano, a Secretaria de Saúde registrou mais de 7,2 mil agendamentos para o Tratamento Fora do Domicílio, serviço responsável por transportar pacientes para consultas, exames e tratamentos em outros municípios.
Novo protocolo para transporte sanitário
Paralelamente à renovação da frota, a Secretaria de Saúde está implementando um protocolo municipal de Transporte Sanitário. O documento estabelece critérios técnicos, assistenciais e administrativos para a utilização dos veículos destinados ao transporte de pacientes do SUS. A medida padroniza os processos de solicitação, autorização e execução dos deslocamentos, além de definir critérios de prioridade e elegibilidade dos usuários. A expectativa é garantir mais transparência, organização e eficiência na utilização dos veículos públicos.
