A Secretaria de Saúde de Balneário Camboriú iniciou no último dia 15 a aplicação da segunda dose da vacina contra a dengue, destinada exclusivamente para as crianças e adolescentes que já tomaram a primeira dose no município. São 1390 pessoas entre 10 e 16 anos que receberam a primeira dose. Até a quarta-feira (20), 89 vacinas da segunda dose haviam sido aplicadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de BC.
A diretora da Vigilância Epidemiológica, Adriana Ribeiro, reforça a necessidade da aplicação da segunda dose.
“É essencial que todas as pessoas que receberam a primeira dose procurem uma UBS para a segunda aplicação, pois somente após a segunda dose é que a imunização é considerada completa”, afirmou.
Ela informou que o município está fazendo a busca ativa destas crianças e adolescentes, por meio do Programa Monitora BC, mas alerta aos pais ou responsáveis para ficarem atentos e levarem seus filhos para receber a segunda dose.
Adriana lembra que as pessoas devem observar o dia em que receberam a primeira dose, porque a segunda precisa ser aplicada 90 dias depois.
“Por exemplo, se a pessoa recebeu a primeira dose no dia 22 de maio, só poderá tomar a segunda dose no dia 22 de agosto. Se ela for até a UBS antes da data, não poderá tomar a vacina e terá que retornar no dia correto”, explicou Adriana.

