A Secretaria de Saúde de Balneário Camboriú marcou para sábado (27), o primeiro mutirão do ano contra a dengue e será no Bairro Nova Esperança, que está liderando os focos positivos.
A iniciativa do secretário de Saúde, Omar Tomalih tem por objetivo alertar a população sobre os cuidados que todos precisam ter para evitar novo pico da dengue como aconteceu no ano passado.
Esta semana, a Unimed Litoral emitiu alerta sobre o aumento de casos que vem registrando no hospital.
O mutirão será das 8h às 12h, se não chover. As equipes do Programa de Combate à Dengue, da Vigilância Ambiental estarão percorrendo o bairro para explicar e orientar como todos devem prevenir e combater o mosquito Aedes aegypti.
A Secretaria de Obras vai acompanhar o mutirão para recolher resíduos nas ruas e em terrenos baldios, que estejam acumulando água e formando criadores para o mosquito.criadouros do mosquito.
112 focos
Dos 112 focos registrados este ano em Balneário Camboriú, 24 foram registrados no Bairro Nova Esperança.
Foram confirmados nos 24 primeiros dias de janeiro, cinco casos de dengue em pessoas residentes em Balneário Camboriú, dos quais dois autóctones (quando a doença é contraída na cidade) e três indeterminados (não houve a identificação sobre o local onde a pessoa contraiu o vírus). Em 2023, foram 4.450 casos positivos na cidade, com picos em maio e junho.
Ouvidoria Municipal
Para fazer a denúncia de locais com suspeita de foco do mosquito, é preciso entrar em contato com a Ouvidoria Municipal por meio dos números: (47) 3267-7024 e (47) 9 9982-1979 (WhatsApp) ou no 0800 644 3388.