- Publicidade -
- Publicidade -
14 C
Balneário Camboriú
7 julho, 2025, 21:36

Situação das UTIs neo, pediátrica e adulta em SC é preocupante: Balneário Camboriú também vive lotação

Página 3 no Instagram
- Publicidade -
- Publicidade -

Leia também

Balneário Camboriú tentará quebrar recorde de maior pizza linear do Brasil

A Pizzaria Big Itália irá produzir uma pizza de 61 metros de comprimento, uma referência ao aniversário de Balneário...

Jovem de 21 anos foi vítima de acidente em Balneário Camboriú

Grazieli Ferreira, de 21 anos, faleceu em um acidente de trânsito no último sábado (5), no km 138 da...

Denúncias sobre pombos em Balneário Camboriú são frequentes

Se projeto que tramita na Câmara pedindo regras e medidas preventivas for aprovado, poderá haver mais fiscalização 
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

A lotação das UTIs adulto, neonatal e pediátrica em Santa Catarina é preocupante, tanto nos hospitais públicos quanto nos privados. O governador Carlos Moisés anunciou nesta segunda-feira (30) a abertura de 68 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal e pediátrica em até 90 dias. O Estado tem 13 pacientes na espera. Destes 68, seis são na região de Balneário Camboriú (Hospital Pequeno Anjo, em Itajaí). 

Situação de Balneário Camboriú está sendo monitorada

A diretora do Hospital Municipal Ruth Cardoso, Syntia Sorgato, explica que estão monitorando constantemente a situação de ocupação da UTI adulto e Neonatal. 

“A maior preocupação é que os 10 leitos de UTI para adultos permanecem 100% ocupados, e não temos leitos suficientes no Estado para absorver a demanda adicional. Todos os pacientes que necessitam de UTI são cadastrados no sistema estadual de regulação (SISREG) para busca de vaga, sempre que não há vaga disponível no hospital e na região. Para gerenciar e agilizar o processo, a Secretaria de Saúde Municipal contratou médicos que trabalham 24h por dia na função de administrar a ocupação de leitos e procurar vagas para todos que venham a necessitar”, diz.

Neste ano, de janeiro até hoje (segunda-feira, 30 de maio), a ocupação das diárias de UTI adulto foi de 37% de pacientes de Balneário Camboriú, 33% de Camboriú, 15% de Itapema, 9% de Porto Belo e Bombinhas e 6% de outros municípios. 

“No momento, hoje, 30, às 17h30, estamos com 100% de ocupação da UTI Neonatal e adulto, com um paciente no PS adulto cadastrado no SISREG para busca de vaga”, acrescenta.

- Continue lendo após o anúncio -

Hospitais contemplados com novos leitos

Os hospitais que terão os novos leitos de UTI são: Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis, com 9 leitos neonatal; Hospital Pequeno Anjo, em Itajaí, com 6 leitos de UTI pediátrica; Hospital Azambuja, em Brusque, com 8 de neonatal e 2 de pediátrica; Hospital e Maternidade Jaraguá do Sul, com 2 de pediátrica; Hospital Infantil Jesser Amarante Faria, em Joinville, com 10 de pediátrica; Hospital Regional Alto Vale, em Rio do Sul, com 4 de neonatal; Hospital Regional de Araranguá, com 5 de pediátrica; Hospital Materno Infantil Santa Catarina, em Criciúma, com 7 de neonatal; Hospital Regional de São José, com 10 de neonatal; e Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Tubarão, com 5 de pediátrica.

Segundo o governador Carlos Moisés, a abertura de novos leitos é algo complexo. 

“Não é qualquer hospital que pode ter leito de UTI, precisa estar habilitado pelo Ministério da Saúde. Além disso, a maior dificuldade hoje está na contratação de profissionais para colocar em funcionamento leitos de UTI, como intensivistas, pediatras, por exemplo. Nós estamos pactuando com vários hospitais habilitados e vamos ampliar essa oferta nos próximos dias. Mas além dessa ampliação de 68 leitos em todas as regiões de Santa Catarina, é importante destacar a participação da sociedade em seu papel, cumprindo o esquema de vacinação de crianças, adolescentes e adultos que refletem na imunização dos bebês”, explica.

Toda a rede de UTI 

Segundo o Secretário de Estado da Saúde, Aldo Baptista Neto, o cenário, que antes se restringia ao atendimento neonatal e pediátrico, agora, inclui toda a rede de UTIs em Santa Catarina. 

Em Balneário e Itajaí já se formam filas na espera por leitos. Diante disso, vem sendo reforçada pelos governos municipais e estadual a importância da vacinação contra a gripe e a Covid – a quarta dose para os idosos e dose de reforço para crianças e adolescentes. 

- Continue lendo após o anúncio -

O Hospital Marieta Konder Bornhausen, de Itajaí, também já não tem mais vagas de UTI para pacientes do SUS. 

A Unimed Litoral reativou recentemente uma UTI alternativa para atender a demanda recente.

A situação no Estado

Os dados do painel da transparência de domingo (29) mostram que o Estado está com 294 leitos de UTI neonatal e mais 89 pediátricos ativos, distribuídos nas sete macrorregiões. A abertura dos novos leitos significa um incremento de 13% nos leitos de UTI neonatal e 33,7% nos leitos pediátricos.

Para a abertura dos leitos anunciados nesta segunda pelo governador Carlos Moisés serão realizados novos convênios que permitirão às unidades a compra de equipamentos e contratação de recursos humanos. 

A expectativa é de que os leitos estejam em pleno funcionamento o mais breve possível, a partir de 10 dias.

- Continue lendo após o anúncio -

O elevado índice de ocupação dos leitos de UTI se dá pelo aumento nos casos de síndromes gripais e dengue. 

Na região que contempla Balneário (Amfri) os leitos estão 100%, ocupados. 

A situação só chegou nesse cenário no auge da pandemia de Covid-19.

- publicidade -
Clique aqui para seguir o Página 3 no Instagram
Quer receber notícias do Página 3 no whatsapp? Entre em nosso grupo.
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas