De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, na sexta-feira (2) faltando uma semana para terminar a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação, Balneário Camboriú vacinou pouco mais de duas mil crianças até 5 anos, correspondente a 34% da meta contra a pólio. A multivacinação alcançou 6.173 crianças e adolescentes até 14 anos.
Os números de Balneário Camboriú reproduzem o cenário nacional. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde 95% está bem distante no cenário nacional e a campanha termina na próxima sexta-feira (9).
O objetivo da campanha é reduzir o risco de reintrodução da poliomielite no país, doença causadora da paralisia infantil.
A secretária da Saúde de Balneário Camboriú, Leila Crócomo explicou que os pais precisam entender que não tem outra prevenção a não ser as gotinhas para evitar a doença que já estava erradicada e agora ameaça voltar.
“Para melhorar a adesão, nossas equipes estão aplicando as gotinhas nos núcleos infantis da prefeitura até o próximo dia 8, o que melhorou os índices. Fizemos dois dias D de vacinação; estamos abrindo postos em alguns bairros aos sábados, mas todo esforço depende da compreensão dos pais”, afirmou Leila.
Postos abertos neste sábado
*UBS da Barra (Rua Eleotério Cipriano Pinheiro, s/n – Bairro da Barra);
*Posto Central (Rua 1500, nº 1100 – Centro).
Ambas atenderão das 8h às 17h para vacinação.
Além das doses da campanha, serão oferecidas doses contra a Covid-19.
Durante a semana
Todos os postos atenderão de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h (com exceção da Unidade de Saúde Central, que não fecha para o almoço).
Além da vacina contra pólio, nas Unidades Básicas de Saúde são oferecidas doses contra Hepatites A e B, Pentavalente, Pneumocócica, Rotavírus, Febre Amarela, DTP, Varicela, Tríplice Viral, Meningocócica ACWY e HPV para crianças e adolescentes até 14 anos.
Para saber quais vacinas são elegíveis para a criança/adolescente, basta comparecer a uma das unidades com a carteirinha de vacinação do paciente.