- Publicidade -
- Publicidade -
21.9 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Um ano da vacinação em Balneário Camboriú: imunização mostra eficácia nos números de internações

Secretária da Saúde diz que é preciso incentivar a imunização

No dia 19 de janeiro de 2021 iniciava a imunização contra o Covid-19 em Balneário Camboriú, tempo suficiente para mostrar que a vacinação tem eficácia, perceptível através dos números de internações.

Apesar de a cidade ter atualmente 975 casos positivos (dados de terça-feira, 18) apenas 15 estão internados, os outros 960 tratam o vírus em casa.

- Publicidade -

De forma simbólica, em 19 de janeiro de 2021 três pessoas foram vacinadas no Hospital Ruth Cardoso – a técnica de enfermagem Patrícia Junges Casagrande [a primeira vacinada], o médico e coordenador da UTI e Clínica Médica, Pedro Salomão Dias, e a serviços gerais Darlene Justino Marques Rosário.

Na época, todos atuavam na UTI do Centro Municipal de Atendimento e Tratamento da Covid-19 em Balneário.

Vacina é a esperança e cuidados devem continuar

A secretária de Saúde de Balneário, Leila Crócomo, que é enfermeira, foi quem vacinou os três. Na ocasião, ela salientou o quanto o momento era ‘histórico’ e que a vacina era a esperança de eliminar o vírus.

Um ano depois, Leila disse ao Página 3 que acredita que ‘daqui para frente, o vírus vai enfraquecendo, igual H1N1’.

“Tenho esperança que em 2022 esses números de casos graves vão diminuir, mas para isso precisamos incentivar ainda mais a vacinação”, afirmou.

- Publicidade -

Vale lembrar que, apesar de não impedir que vacinados contraiam a doença, a imunização faz com que os sintomas sejam leves ou até mesmo que não haja sintomas (assintomáticos).

Desacelerando

Dados da Vigilância Epidemiológica de Balneário Camboriú comprovam a ‘desaceleração’ de casos graves de Covid na cidade.

Em janeiro de 2021 foram contabilizados 33 óbitos, e neste ano, até o momento, cinco (redução de 85%).

- Publicidade -

Para isso, a vacinação é imprescindível, bem como os cuidados como uso de máscara, distanciamento social e higiene das mãos.

Quem pode se vacinar

Começaram a ser vacinadas em Balneário Camboriú crianças de oito a 11 anos sem comorbidades que pode ser realizada na UBS Central e drive-thru das 8h às 17h e nas demais unidades de saúde das 8h às 12h e das 13h30 às 17h.

Seguem sendo aplicadas as segundas e terceiras doses. Estão sendo aplicadas doses de Pfizer, AstraZeneca e ou Coronavac (terceira dose é utilizada a Pfizer); já para quem precisa tomar a dose de reforço da Janssen (com dois meses após a primeira dose) deve ir até a UBS Central, que fica na Rua 1.500.

- Publicidade -
spot_imgspot_img
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
%d blogueiros gostam disto: