Um ponto bastante discutido citado pelo último decreto estadual é o uso obrigatório de máscara em espaços fechados, que começará a ser fiscalizado nesta terça-feira (23) com quem desrespeitar podendo ser multado em R$ 500,00.
A ausência do uso de máscara vem revoltando quem segue as normas de prevenção ao Covid, já que em bares, restaurantes e até mesmo comércios há pessoas que insistem em não utilizar a máscara ou então a usando da forma errada (com o nariz para fora ou então no queixo, pendurada na orelha, etc.) – para mudar essa situação o decreto estadual estabelece multas de R$ 500 para quem descumprir o uso da máscara de proteção individual em espaços fechados. O documento cita que essa medida é válida a partir desta terça (23), ‘para dar tempo que todos possam providenciar a proteção’.
O diretor da Fiscalização de Posturas de Balneário Camboriú explica que pelo decreto quem for flagrado sem máscara em lugares fechados poderá ser multado – o jornal foi questionado quanto as pessoas que não utilizam máscara na rua, praias, etc., mas por enquanto não há nada que ‘proíba’ a ausência nesses locais. “A parte da multa fica à critério da Polícia Militar. O decreto cita só ambientes fechados”, diz.