A vereadora Ciça Müller (PDT) apresentou a Indicação Nº 1912/2026 na Câmara de Balneário Camboriú solicitando à prefeita Juliana Pavan a disponibilização de terapias com música no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II), localizado no Bairro Vila Real, incluindo a formação de uma banda musical com participação dos próprios usuários da unidade.
A proposta pede que as secretarias e órgãos competentes realizem estudos e adotem medidas para ampliar as atividades terapêuticas voltadas à saúde mental no município, utilizando a música como ferramenta de cuidado, integração e desenvolvimento emocional.
Na justificativa, a parlamentar destaca que a musicoterapia e as atividades musicais coletivas são reconhecidas por auxiliar na expressão de sentimentos, no fortalecimento da autoestima, na socialização e no desenvolvimento cognitivo dos pacientes em acompanhamento psicossocial.
Segundo Ciça, a criação de uma banda musical dentro do CAPS II também pode contribuir para a convivência social e para a reinserção dos usuários na comunidade, fortalecendo vínculos e ampliando as práticas humanizadas de atendimento na rede municipal de saúde mental.
A indicação será encaminhada ao Executivo Municipal para análise das secretarias responsáveis.

