- Publicidade -
- Publicidade -
20.7 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

“A palavra é transparência”, diz novo Comandante da PM, sobre seu trabalho em Balneário Camboriú

O novo Comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Balneário Camboriú, Tenente-Coronel PM Rafael Vicente reuniu a imprensa, nesta quarta-feira (10), para informar como pretende trabalhar e desenvolver futuras operações, destacando a integração com as demais forças de segurança e secretarias municipais.

Integração entre as forças de segurança

O novo Comandante tem 39 anos e 18 anos de Polícia Militar, e anunciou que deve trazer suas experiências, como a passagem pelo BOPE (Batalhão de Operações Especiais), construindo mudanças aos poucos, como o fortalecimento da rede preventiva.

Ele informou aos jornalistas que irá continuar com as ações integradas com as demais forças de segurança, a exemplo da Guarda Municipal. Na terça-feira (9) ele se reuniu com o secretário de Segurança da cidade, Antônio Gabriel Castanheira Junior, e com outros membros do governo municipal para discutir a integração.

“A palavra é transparência. Seguiremos com a integração porque entendo que é o que faz diferença. Não necessariamente vamos estar com a viatura uma no lado da outra (GM e PM) e sim conversando, dividindo e alinhando os trabalhos. Mas também faremos operações em conjunto, onde iremos, por exemplo, sair todos da secretaria ou do batalhão”, disse.

O novo Comandante também visitou a Polícia Civil, para tratar de um assunto também bastante comentado – a situação de flagrante e, por vezes, a demora para liberar o policial até o caso ser finalizado na delegacia, o que causa atraso no trabalho, já que o PM precisa ficar lá até encerrar.

Reforço no efetivo e aproximação com Camboriú

Questionado pela imprensa sobre o reforço no efetivo do 12 BPM, assunto abordado há tempos, o Comandante afirmou que neste momento não há previsão de reforço e sim somente transferências pontuais.

Hoje, há 140 policiais atuando em Balneário e 49 em Camboriú. O Comandante da PM de Camboriú, Capitão PM Rafael Zancanaro, esteve na reunião e falou sobre a importância de uma proximidade maior e integração entre as duas cidades vizinhas – o que deve acontecer de forma mais intensa a partir de agora (a PM de Camboriú também pertence ao 12 BPM de Balneário).

“Mas vai haver reforço para a Operação Veraneio, como acontece anualmente. Na última temporada eu atuava nessa área (que, entre as atividades, planejava para onde ia o reforço policial) e o maior efetivo de reforço veio para Balneário, até mais do que para Florianópolis, e acredito que neste ano deve acontecer isso novamente”, disse o Comandante Vicente.

- Publicidade -

Principais crimes em Balneário

O Comandante está atuando em Balneário desde quinta-feira (4) e disse que já percebeu que uma das maiores reclamações dos moradores é o furto de portões.

“São os pequenos furtos, mas que incomodam. Também recebemos denúncias de perturbação do sossego alheio, em conveniências, com o som alto que afeta os vizinhos, e também temos o crime organizado, com pontos onde há facção e que também iremos atuar de forma mais intensa. Queremos nos antecipar aos problemas, e apoiar a prefeitura com o que for possível, mas tendo em mente que a PM não vai poder abraçar o mundo”, explicou.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -