- Publicidade -
11.5 C
Balneário Camboriú

Bairros Vila Real e Iate Clube se unem para criar o Conselho de Segurança nesta quinta

- publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Acontece nesta quinta-feira (10), a partir das 18h30, a assembleia de fundação do Conselho Comunitário de Segurança e Cidadania dos bairros Vila Real e Iate Clube, na Casa dos Conselhos, que fica na Rua 1.822, nº 1.510, no centro de Balneário. Haverá também transmissão via plataforma TeamLink.

O presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Balneário Camboriú (CONSEGBC), o advogado Valdir de Andrade, explica que estarão criando o Conselho dos dois bairros juntos, Iate Clube e Vila Real, e que a fundação foi um pedido da comunidade, por conta do enfrentamento da situação de recicladoras, que envolvem furtos e receptação (relembre aqui).

“As associações de moradores pediram, já há uma chapa para assumir a diretoria, mas haverá eleição, tudo de forma democrática. Já tem muitos moradores mobilizados”, explica.

- Publicidade -

Outras demandas da comunidade são de furtos e o objetivo do Conselho é incentivar que os moradores denunciem à polícia, assim conseguem registrar os casos.

“Muitos só postam nas redes sociais. Temos que construir um processo de incentivo para que eles denunciem esses casos. Temos interesse também de trabalhar a campanha Receptação é crime, porque entendemos que há cifras negras e muitos crimes que não estão sendo acompanhados junto das recicladoras”, diz.

A situação das empresas de reciclagem foi denunciada por moradores ao Página 3, porque envolve usuários de drogas que furtam fiação elétrica (por conta do cobre) e até mesmo portões de casas e de lixeiras de prédio (pelo alumínio) e repassam diretamente para essas sucatas.

“Precisa haver mais fiscalização, identificação de materiais recebidos… afinal, como que essas empresas recebem portão de alumínio, bolas de cobre, e não perguntam de onde vêm? É óbvio que são produtos de furto, é indiscutível. Há também denúncias de furtos e tráfico de drogas, e pretendemos com o CONSEG trabalhar mais intensamente nessas questões”, acrescenta.

Para quem quiser acessar a reunião de forma online, pode utilizar a plataforma TeamLink: clique aqui.

Quarta Avenida, Região Sul e Praias Agrestes

Valdir disse que estão trabalhando para unir os moradores e comerciantes da Quarta Avenida para retomar o Conselho de Segurança dessa região, além ainda do CONSEG da Região Sul (que engloba todos os bairros) e estava em ‘carreira solo’.

“Eles quiseram se afastar de nós, e agora vamos intervir para auxiliá-los, porque estamos com alguns débitos, não elegeram nova diretoria… e a ideia é dividir por bairros, assim eles conseguem trabalhar de forma mais ampla, setorizando Barra, São Judas, Nova Esperança. Sabemos que há uma incidência grande de furto de residências nessas áreas, além de tráfico de drogas”, afirma.

- Publicidade -

A ideia é também reativar o CONSEG Interpraias, que parou por um tempo, mas em seu ‘auge’ foi responsável inclusive pela construção da primeira base de segurança da região das praias.

“A comunidade pode ajudar a construir todo esse processo, CONSEG Quarta Avenida, os dos bairros da Região Sul e também do Interpraias. Podem falar diretamente comigo (WhatsApp (47) 9.9983-6073)”, completa.

- Publicidade -

Jornal Página 3 nas redes

39,752FãsCurtir
18,100SeguidoresSeguir
6,497SeguidoresSeguir
12,000InscritosInscrever
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -