As novas boias de balizamento e sinalização de Balneário Camboriú serão instaladas nesta sexta-feira (7), na Praia Central. São sete doadas por empresários da cidade, mas são necessárias ao menos 15.
Segundo o presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Balneário Camboriú, o advogado Valdir de Andrade, de um total de 15 boias, sete já foram adquiridas e serão instaladas nesse primeiro momento.
As boias de sinalização fazem parte do Plano de Gerenciamento Costeiro e de Fiscalização Náutica de Balneário Camboriú, abordado em reunião de Ordem Pública, realizada na base do Corpo de Bombeiros Militar da Barra Norte, no final de 2024.
Nessa reunião foi apresentada a campanha Adote uma Boia – Salve uma Vida.
A campanha visa oportunizar empresas privadas a colaborar ‘patrocinando’ uma das boias que serão instaladas ao longo da orla de Balneário Camboriú, indicando o limite dos 200 metros entre a área de banhistas e a de navegação de moto aquáticas e lanchas.
O objetivo é garantir a segurança da navegação e preservação de vidas humanas, seguindo orientação prevista em normativa da Marinha do Brasil.
As pessoas interessadas em auxiliar na campanha Adote uma Boia – Salve uma Vida, em BC podem entrar em contato com Valdir de Andrade, para buscar mais informações. O contato é o (47) 99983-6073. Cada boia custa aproximadamente R$ 7,3 mil.
O assunto da regularização das boias amarelas, que sinalizam até onde o banhista pode nadar e as embarcações podem circular, veio à tona depois que o nadador Rafael Aragão Gonzalez faleceu.