A Operação Veraneio, do Corpo de Bombeiros, em Balneário Camboriú, iniciou nesta quinta-feira (15) durante solenidade de formatura de 31 guarda-vidas, que irão atuar na temporada.

Ao todo, 110 guarda-vidas, entre militares e civis, vão atuar, sendo 70/dia, tanto na Praia Central quanto nas agrestes.
O curso de guarda-vidas possui 120 horas/aula e foi realizado nos meses de outubro a novembro, com aulas teóricas e práticas. Os candidatos receberam instruções sobre o ambiente marinho, trabalho preventivo, o serviço de guarda-vidas, leis de tráfego marinho, educação física, natação aplicada, relações humanas e turismo, recuperação de afogados e técnicas básicas e avançadas de salvamento aquático.
No decorrer do curso os candidatos experimentaram diversos mares em diferentes praias de Balneário Camboriú, Itapema e Bombinhas.
Temporada movimentada
O Comandante do 13º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM) de Balneário Camboriú, Tenente-Coronel José Ananias Carneiro, disse que a expectativa para esta temporada é de que supere o movimento dos últimos anos.
“Balneário Camboriú foi muito divulgada, a expectativa do turismo, ainda mais com o fim da pandemia, é de que tenhamos uma das maiores temporadas que já tivemos. Estaremos com 110 guarda-vidas concorrendo a escala, e devemos ter entre 50 e 70 trabalhando em nossas praias diariamente”, disse.
Vigília de crianças deve ser constante
O Comandante lembrou as principais ocorrências do verão em Balneário, como os afogamentos de crianças, que precisam estar sendo sempre vigiadas pelos pais e/ou responsáveis, para que situações como a desta semana não se repitam, quando o pequeno Benjamin Amado Vieira, de seis anos, faleceu (ele estava com a família, no Pontal Norte, e se afogou).
“Muitas crianças também se perdem, isso todo ano acontece. Por isso, pedimos que os pais coloquem as pulseirinhas de identificação que damos nos postos dos guarda-vidas e também a prefeitura dá, através do Projeto Praia Limpa, porque com a praia cheia é fácil se perder. Se você achar uma criança perdida, leve para os guarda-vidas, temos rádios e conseguimos nos comunicar e resolver a situação”, afirmou.
Arrastamentos devem aumentar
Ananias salienta que outras ocorrências comuns são os arrastamentos (quando a pessoa é levada para a corrente de retorno, e se não sair, pode se afogar).
No último verão foram registrados 400 arrastamentos em Balneário Camboriú.
“Neste ano, deve aumentar. Também pedimos para as pessoas tomarem cuidado com a bebida alcoólica e não entrarem no mar durante a noite, além de respeitar as bandeiras e procurar se banhar perto dos postos de guarda-vidas. Podem perguntar, tirar dúvidas, estamos na praia para ajudar”, acrescentou.
Em caso de emergência, ligue 193 ou procure ajuda no posto de guarda-vidas mais próximo.