- Publicidade -
- Publicidade -
16 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Comandante do Corpo de Bombeiros de Balneário Camboriú diz que reforçar o efetivo é um dos principais desafios

O Tenente-Coronel Zevir Aníbal Cipriano Junior que assumiu o comando do 13º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM) de Balneário Camboriú, há cinco dias, disse que pretende reforçar o efetivo, dar continuidade ao trabalho dos antecessores e manter a proximidade com a comunidade. 

Ele assumiu o posto na sexta-feira (27), substituindo o agora Comandante dos bombeiros de Itajaí, Tenente-Coronel José Ananias Carneiro (relembre aqui). 

Esta semana o novo comandante conversou com o Página 3 e destacou quais serão os desafios e projetos para este ano. Acompanhe:

- Publicidade -

Movimento em Balneário o ano todo

Zevir conta que na região de Balneário já atuou em Itajaí e Barra Velha, assim como também em São Francisco do Sul. 

Antes de vir para Balneário, ele estava atuando na Casa Militar do Governo do Estado de Santa Catarina, em Florianópolis. 

Ele foi convidado pelo recém-empossado Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar de SC, Fabiano de Souza, a assumir o 13BBM de Balneário. 

“O 13BBM é um batalhão muito importante para a estrutura do estado. É um dos mais importantes de SC, que compreende mais de 10 municípios, em uma região economicamente muito importante pelo turismo, com as praias mais movimentadas do Estado”, diz.

Ele assume o comando no período mais movimentado do ano e diz que a Operação Veraneio é a maior operação realizada pelo Corpo de Bombeiros. 

“Começa em outubro e segue até Páscoa, já que a nossa temporada continua. Na realidade, temos em Balneário Camboriú turistas o ano todo, e por isso ficamos com os postos de guarda-vidas ativos o ano inteiro. A água da nossa região é mais quente do que a do Sul do Estado e isso é convidativo a entrar no mar e os turistas aproveitam isso. Queremos ampliar a ativação dos postos o ano todo em Itapema também, mas depende do Comando Geral”, explica.

Importância da prevenção

O comandante pontua que procuram trabalhar com a prevenção, para evitar afogamentos, mas que o bombeiro sempre tem a estrutura pronta para atendimento. 

- Publicidade -

“Mas o melhor seria se a estrutura não fosse utilizada, porque se nos chamam estão passando por um problema sério. A prevenção é o melhor trabalho, pois evita que entremos na água para resgatar. Se a pessoa conhece a sinalização de praia, consegue prestar atenção onde está. Sempre tem placas com dicas de como se comportar. Fazemos uma analogia com o sinal de trânsito – verde liberado, amarelo exige atenção e vermelho não pode banhar-se ali. Entendo que as pessoas estão de férias e querem aproveitar, faça chuva ou faça sol, mas exige cuidado, ainda mais porque o mar de Balneário também mudou, com as correntes trabalhando e a areia assentando no fundo do mar”, acrescenta.

Desafios para 2023

Zevir aproveita para comentar que o trabalho do último Comandante, Ananias, ‘foi muito bem consolidado’, assim como dos últimos quatro comandantes que atuaram no 13BBM e, por isso, o foco é dar continuidade. 

“Pretendemos priorizar o capital humano, porque não adianta somente os bombeiros terem os melhores equipamentos e viaturas, pois o que faz diferença é o bombeiro que está por trás, ali atuando. Quero buscar reforço no efetivo do 13BBM, algo que é solicitado há muito tempo e o novo Comandante Geral disse que Balneário não será esquecida nesse sentido”, informa.

Ele acrescentou que continuarão com os projetos de prevenção, que aproximam os bombeiros da comunidade, como o Projeto Golfinho, Bombeiros Mirins e Bombeiros da Melhor Idade.


Para receber notícias do Página 3 por whatsapp, acesse este link, clique aqui




- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -