A Operação Alta Tensão, com o objetivo de combater a receptação de materiais recicláveis, está em andamento nesta terça-feira (13), através de uma operação conjunta da Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal e Vigilância Sanitária de Balneário Camboriú.
O furto de fiação elétrica e portões se repete, principalmente por usuários de drogas que vendem às empresas de reciclagem (o Página 3 fez matéria sobre o assunto, relembre aqui).
Segundo a Polícia Militar, a operação quer atacar o problema em toda a região que compreende o 12º Batalhão de Polícia Militar (Camboriú, Itapema, Porto Belo, Bombinhas, Tijucas, Canelinha, Nova Trento, São João Batista e Major Gercino), fiscalizando diretamente quem compra.
Em Balneário, a PM se uniu à Guarda Municipal, Vigilância Sanitária e Celesc, conseguindo apreender fios, portas de alumínio, bicicletas e demais materiais que são rotineiramente furtados e receptados por empresas de reciclagem.
A PM informou que já foram vistoriadas dezenas de empresas de reciclagem e sucatas, para fiscalizar o material existente no local e analisar as condições sanitárias e legais de funcionamento.
A Guarda Municipal informou que houve conduções para delegacia e fechamento de estabelecimentos.
Como a operação está em andamento, mais informações devem ser divulgadas pelas forças da segurança em breve e esta matéria será atualizada.