O Guarda Municipal que agrediu com um tapa uma jovem, no último sábado, na Casa do Rap, na Barra, foi afastado.
Os demais participantes da abordagem policial, que envolveu cinco viaturas, responderão processo administrativo e serão investigados também pelo Ministério Público.
Pelo menos um morador que acompanhou a cena, sem estar envolvido com o episódio, postou em redes sociais que os guardas chegaram batendo e atirando.
Os filmes mostram um guarda descontrolado, disparando balas de borracha contra o grupo de jovens.
Também surgiram nas redes outras queixas de violência da Guarda contra jovens na periferia e que o tratamento é diferente quando se trata de das áreas mais ricas da cidade.
O secretário de segurança, Gabriel Castanheira, emitiu a seguinte nota:
A Secretaria de Segurança e a Guarda Municipal de Balneário Camboriú, vem informar as providências tomadas em relação à ocorrência da noite de 04 de Junho, no bairro da Barra.
O GM envolvido na agressão a uma feminina foi afastado e um processo administrativo será instaurado para apurar responsabilidades.
As filmagens serão solicitadas na íntegra para subsidiar o processo e serão enviadas ao Ministério Público para que exista transparência nos fatos apurados.
Os integrantes da Guarda Municipal são orientados e treinados para agir dentro da legalidade, sendo assim não compactuamos com qualquer conduta que esteja fora do uso progressivo da força.
Gabriel Castanheira
Sec Segurança