- Publicidade -
- Publicidade -
24.4 C
Balneário Camboriú

Guarda Municipal de Balneário Camboriú realiza curso para pilotar drones

Página 3 no Instagram
- Publicidade -
- Publicidade -

Leia também

Secretaria de Segurança vem realizando diversas ações de combate a invasões em Balneário Camboriú

A Secretaria de Segurança de Balneário Camboriú, através da Diretoria de Contenção de Ocupações Irregulares e Degradação Ambiental (DCOI),...

Secretaria de Turismo de Balneário Camboriú realiza famtour de capacitação para seus servidores

A ação foi inédita com a proposta de levar quem trabalha no setor aos locais que os turistas costumam frequentar

Produtor de Água do Rio Camboriú ganha nova adesão de proprietário rural

Agora o programa tem 28 proprietários, 1266ha de área conservada e 67ha em processo de restauração
- Publicidade -
- Publicidade -

Balneário Camboriú está sediando desde segunda-feira (14) o I Curso de Pilotagem de Aeronaves Remotamente Pilotadas, que vai capacitar 18 alunos de várias instituições, incluindo integrantes da Polícia Científica de Santa Catarina, Polícia Civil de Santa Catarina, Receita Federal do Brasil, Guardas Municipais de Balneário Camboriú, Itapema, Joinville e Itajaí, Secretaria de Planejamento de Balneário Camboriú, Fundação do Meio Ambiente de Camboriú e Defesa Civil de Joinville.

A Aeronave Remotamente Pilotada (ARP) é controlada por um piloto a distância, por meio de um computador, simulador ou controle remoto. Também são conhecidas como drones ou veículos aéreos não tripulados (VANT). 

A capacitação é realizada pela Secretaria de Segurança e Ordem Pública, através da Guarda Municipal de Balneário Camboriú e do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Guardas (CEFAG) e segue até sexta-feira (18) com carga horária total de 40 horas/aula.

Com atividades teóricas e práticas, diurnas e noturnas, o curso tem instrutores de diversas instituições de segurança pública e defesa civil, incluindo a Coordenadoria de Recursos Especiais do Rio de Janeiro (CORE/RJ), o Batalhão de Operações Especiais do Rio de Janeiro (BOPE/RJ), Receita Federal do Brasil (RF/BR), Departamento de Controle do Espaço Aéreo da Força Aérea Brasileira (FAB/DECEA), Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), Serviço Reservado da Polícia Militar do Paraná (PMPR), Defesa Civil de Santa Catarina, e Guardas Municipais de Balneário Camboriú e Florianópolis.

Os participantes serão avaliados em suas habilidades para operar Aeronaves Remotamente Pilotadas de nível 3, utilizando câmeras térmicas e equipamentos com alto poder de zoom. Eles serão preparados para planejar e executar missões em diferentes cenários, como desastres naturais, buscas em áreas de mata, reconhecimento, vigilância, aquisição de alvos e outras atividades previstas pelas normas legais vigentes.

O secretário de Segurança e Ordem Pública, Evaldo Hoffmann, disse que a formação é essencial para monitoramento de atividades criminosas, resposta a deslizamentos e eventos climáticos, além de buscas e mapeamentos estratégicos.

Balneário Camboriú tem atualmente dois drones, um deles identifica calor em área de mata, que ajuda muito na busca de pessoas desaparecidas ou procurados pela justiça.

“Estamos em processo de aquisição de mais dois. Esses equipamentos, além da câmera termal, voam em condições extremas de tempo. Eles também poderão ser utilizados pela Defesa Civil. O software embarcado mede deslizamentos de terras, por exemplo”, explicou o secretário.

A aula inaugural contou com a presença do vice-prefeito Nilson Probst, dos vereadores Alessandro Teco, Ricardinho da Saúde e Samir Dawud, do presidente da Federação dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública de Santa Catarina (FECONSEG), Valdir de Andrade, do diretor de ensino da FECONSEG, Carlos Alberto Pacheco, e do representante do Rotary Club, Roberto da Veiga.

Clique aqui para seguir o Página 3 no Instagram
Quer receber notícias do Página 3 no whatsapp? Entre em nosso grupo.
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas