- Publicidade -
- Publicidade -
26 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Instituições de Balneário Camboriú repudiam boicote a empresas e pessoas por parte de bolsonaristas

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), a Associação Empresarial de Balneário e Camboriú (Acibalc) e a Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), manifestaram repúdio a listas de estabelecimentos de empresários supostamente eleitores de Luiz Inácio Lula da Silva, que estão circulando em redes sociais. São empresas e algumas pessoas de diversas cidades catarinenses, dentre elas Balneário Camboriú.

Quem está divulgando a lista pede que a população boicote as referidas empresas, comportamento que lembra momentos infames da história, como o fascismo e o nazismo. 

Empresária e advogado se pronunciam

A empresária Ciça Müller, proprietária da agência de comunicação Inteligência Marketing, que está na lista, disse que se trata de uma perseguição sem cabimento, ela definiu como ‘um momento sombrio da democracia’. 

- Publicidade -

“Vejo que o nosso trabalho, história e trajetória tem muito mais força do que um momento como esse. Comparar 18 anos da minha empresa com uma eleição que não atendeu parte da população é absurdo. Ninguém deve ser perseguido por isso [por quem vota], e eu sou filiada ao PDT e não ao PT”, afirmou. Ela acrescentou ainda que seus colaboradores na empresa sempre foram livres para fazer suas escolhas e votar em quem quiser.

Ciça disse que conversou com comerciantes que registraram Boletim de Ocorrência e conta que houve confusão em um comércio da cidade, quando uma apoiadora de Bolsonaro foi até o local para reclamar pelo suposto apoio a Lula. 

“Ninguém que está na lista vai deixar de produzir ou trabalhar, são empresas consolidadas que têm interesse que o país vá para frente. É um retrocesso essa atitude das pessoas, porque a nossa economia está perdendo de forma brutal com esses inconformados. Também estamos lutando pelo país a partir do momento que estamos trabalhando todos os dias, colocando esforço para fazer a roda girar. Foi muito importante o apoio das entidades, Acibalc, CDL e OAB, que refletiram de forma conjunta e nos apoiaram”, acrescentou Ciça.

O advogado Anderson Belluzzo, que desde o início do ano está morando na Itália, também faz parte da lista.

“Esta lista tem o objetivo de eliminar, de cancelar estes estabelecimentos da comunidade, querem eliminar pessoas que pensam diferente. Isso é dramático, precisamos ter uma comissão da verdade sobre o que está acontecendo agora, senão não iremos aprender com a nossa história. É preciso apurar a prática e principalmente quem induz a prática e quem financia esta prática, tem que seguir o rastro do dinheiro, quem está fomentando e estruturando esses manifestos”, afirmou Belluzzo.

O Pastifício Vovó Dilecta, empresa com mais de três décadas de atuação na cidade, emitiu uma nota:

Está circulando em grupos de WhatsApp uma lista de boicote a empresas que, supostamente, votaram no PT.

- Publicidade -

A Vovó Dilecta empório e Pastifício é formada por pessoas de diferentes etnias, com posicionamentos culturais, religiosos e políticos diferentes. E vivemos em harmonia respeitando a individualidade de cada um.

Nossos clientes são e sempre serão tratados com todo o amor e respeito independente de qualquer posicionamento político . Essa premissa sempre foi a base da nossa empresa.

Repudiamos veementemente o que está acontecendo, antes de termos um partido político precisamos lembrar que empresas são compostas por pessoas, famílias, que carregam suas bagagens e Histórias de vida e que merecem respeito antes de qualquer coisa. Nossa cidade é cosmopolita e muito da sua força e sucesso está no exercício contínuo da troca entre pessoas que pensam diferente. Isso é o que nos une e o que sempre será nosso farol.
Equipe Vovó Dilecta”.

Confira as notas emitidas pelas entidades

OAB-BC

“A Subseção da OAB de Balneário Camboriú repudia listas apócrifas e presta total solidariedade a advogados e a toda comunidade.

A OAB de Balneário Camboriú se solidariza com os profissionais atingidos por listas apócrifas que circulam na região, repudiando veementemente esta prática, ao tempo em que empresta o seu apoio incondicional aos colegas, se colocando à disposição, para inclusive, se necessário for encaminhar a Seccional, com vistas à adoção de providências pertinentes também por parte das Comissões estaduais de Prerrogativas e Eleitoral.

Repudiamos, portanto, mensagens que além de incitarem atividades criminosas, ameaçam o próprio fundamento democrático que nos une enquanto Estado e Nação.

Que possamos exercer livremente os direitos de expressão e escolha, respeitando os direitos fundamentais de todos, conforme os termos da Lei maior, que é a nossa Constituição Federal”.

Acibalc

“A Diretoria da Acibalc – Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú repudia veemente as ameaças, ataques e exposição que empresários, e seus negócios vêm sofrendo por pessoas de grupos extremistas em nossa região

A democracia é um valor primordial e não vamos aceitar tais ataques vis aos que congregam um sistema empresarial forte e que contribui para o desenvolvimento econômico e social de nosso estado

Por fim, a diretoria da Acibalc informa que está em contato com os empresários associados que sofreram tais ameaças e se coloca à disposição para apoiar nas medidas que forem necessárias.

Sigamos firmes e unidos a favor da democracia e contra a violência de qualquer tipo”.

CDL-BC

“Diante do atual cenário de manifestações em todo o estado a CDL de Balneário Camboriú – entidade representativa e apartidária – lembra que as empresas são livres para fecharem as portas ou para mantê-las abertas nos 364 dias do ano, condição esta conquistada em nossa atuação histórica na cidade.

A CDL-BC respeita as decisões individuais de todos os seus associados, seja pela manifestação pacífica, seja pela decisão de manter as portas abertas. Ao mesmo tempo, repudia qualquer tentativa de boicotar empresas por questões político-partidárias. 

Reiteramos nossos compromissos com nossos associados ao longo de 45 anos de atuação, em prol do desenvolvimento do setor e da economia local”.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -