- Publicidade -
- Publicidade -
27.8 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Maio Amarelo em Balneário Camboriú terá teatro na faixa de segurança e projeto focado em adolescentes

O movimento Maio Amarelo, mês de prevenção e segurança no trânsito, acontece todos os anos em Balneário Camboriú, mas nesta edição tem novidades: o teatro na faixa de segurança, que ‘estreia’ neste fim de semana (sexta-feira, 5, às 17h e sábado, 6, às 10h), nas principais avenidas da cidade, e o projeto ‘Trânsito consciente’, focado nos alunos do Ensino Médio da cidade. A agenda inclui ainda teatros educativos com fantoches em Núcleos de Educação Infantil do Município, ações no Espaço Vivencial de Trânsito (EVT), rodas de conversa, passeios ciclístico e de motocicleta. 

Teatro na faixa

A psicopedagoga Karine Winter é a responsável pela Escola Pública de Trânsito, ela conta que a programação do Maio Amarelo neste ano está bastante educacional, com ações nas escolas e creches da cidade, mas a grande novidade é o teatro na faixa, com dois artistas da região, Eduardo Ora e Ricardo Domingues, que interpretam os personagens Zé e Betão.

Divulgação/PMBC

 “O teatro será itinerante, iniciando nesta sexta-feira na faixa da Rua 1.001 com o Hotel Blumenau, na Avenida Brasil, por alguns minutos, seguindo pela Avenida Brasil, até chegar na altura do Atlântico Shopping. O objetivo é cobrir toda a região central, como avenidas Atlântica, Central e ainda Do Estado. Essa intervenção é justamente para buscar conscientizar pedestres, motoristas, motociclistas, ciclistas e outros modais, como patinete, sobre os perigos do trânsito. Os personagens são engraçados e vão interagir com o público de forma didática e pedagógica. Eles [os atores] foram orientados por nós, da Escola Pública de Trânsito”, diz, citando que serão repassadas informações como atuação do motorista, importância de atravessar na faixa de segurança, respeito entre todos, incluindo ciclistas, skatistas e outros modais. 

Trânsito consciente

Outra novidade é o lançamento do projeto Trânsito consciente, que será focado nos alunos do Ensino Médio de Balneário Camboriú, os futuros motoristas da cidade. 

- Publicidade -

A equipe do BC Trânsito e da Escola Pública de Trânsito irá nas escolas públicas e particulares para falar sobre trânsito, através de um instrutor que será contratado. 

“Queremos repassar informações educativas, também de forma lúdica, para atingir esses adolescentes de forma diferente. Vemos que até hoje o que está sendo ensinado não está atingindo o efeito que deveria, porque a mudança só acontece quando tocamos o coração das pessoas. Não vamos focar em cenários de acidentes, sangue, porque a gente percebe que esse tipo de coisa se tornou banal. Vamos tentar por vertente lúdica, mas trazendo mensagem subliminar, para sensibilizar esses adolescentes, para que eles possam se locomover de forma consciente como pedestres, ciclistas e futuros condutores. O projeto inicia em maio, seguindo pelo resto do ano, essa é a proposta”, acrescenta.

Abraço ao Cristo e passeios motociclístico e ciclístico

O Abraço ao Cristo terá sua sétima edição no dia 10 (quarta-feira), quando o monumento fica iluminado com a cor amarela, sendo rodeado pelos participantes, representando um abraço. 

Também a partir desta sexta-feira (5), vários pontos da cidade estarão iluminados com a cor amarela durante a noite: BC Trânsito, Escola Pública de Trânsito, Câmara de Vereadores, Secretaria de Segurança, Paço Municipal, Casa da Família, Corpo de Bombeiros, Delegacia da Mulher, 29º DRP e o CPP estão na lista.

Também haverá um passeio motociclístico, com saída da Barra Sul, no dia 20/05, e um passeio ciclístico no dia 28/05, ambos são abertos ao público. 

“Convidamos as pessoas que não puderem participar conosco da programação a pelo menos refletirem sobre a questão do que podemos fazer para ter um trânsito mais seguro: ‘o que eu posso fazer?’ e não jogar somente para o governante, ‘político tem que fazer primeiro’… não, o que você pode fazer quando está a pé, quando está de moto… um trânsito mais seguro depende de todos nós”, completa Karine.

Programação

  • 05/05 – Teatro na Faixa das 17h às 18h30
  • 06/05 – Teatro na Faixa das 10h às 11h30
  • 08/05 – Roda de Conversa CEM Ivo Silveira
  • 10/05 – 7º Abraço ao Cristo, às 19h
  • 11/05 – Roda de Conversa CEM Ivo Silveira, às 8h/ EVT Tomaz F. Garcia
  • 12/05 – Live com o tema “Maio Amarelo, no trânsito escolha a vida”/ Teatro na Faixa das 17h às 18h30
  • 13/05 – Teatro na Faixa das 10h às 11h30
  • 14/05 – Teatro na Faixa Dia das Mães das 10h às 11h30
  • 15/05 – Lançamento do Projeto Trânsito Consciente
  • 16/05 – 2º Laço Amarelo Pela Vida/ Teatro NEI Bom Sucesso
  • 17/05 – Teatro de fantoches NEI Criança Esperança
  • 18/05 – Teatro de fantoches NEI Ariribá
  • 19/05 – Teatro na Faixa das 17h às 18h30
  • 20/05 – Passeio motociclístico Barra Sul / Teatro na Faixa das 10h às 11h30
  • 21/05 – Teatro na Faixa das 10h às 11h30
  • 22/05 – Caixa Surpresa NEI Anjo da Guarda
  • 25/05 – Lançamento Projeto Professor Amigo do Trânsito
  • 26/05 – Pista de bike NEI Recanto dos Passarinhos/ Teatro na Faixa das 17h às 18h30
  • 27/05 – Teatro na Faixa das 10h às 11h.
  • 28/05 – Passeio Ciclístico com grupo de escoteiros / Teatro Na Faixa das 10h às 11h30
  • 31/05 – Lançamento do Projeto Agente de Trânsito Mirim.
- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -