O secretário de Segurança de Balneário Camboriú, Antônio Gabriel Castanheira Junior, disse ao Página 3 que está em contato com os 46 vigilantes armados que estão atuando nas escolas e creches da rede municipal da cidade e que deve iniciar as orientações sobre a atuação deles na próxima semana.
A PM também lançou uma capacitação digital sobre segurança escolar, que a comunidade pode conferir.
Castanheira disse que a orientação dos vigilantes deve iniciar nesta semana, quando será repassado para os vigilantes um protocolo de ação que deverá ser seguido.
Até o início das atividades dos vigilantes armados, na última quarta-feira (26), policiais militares, guardas municipais e agentes de trânsito estavam fazendo a segurança das unidades educacionais.
“Agora os policiais, guardas e agentes de trânsito voltaram para as ruas. Estamos na nossa atividade fim. Tudo está muito calmo e tranquilo, sabíamos que a partir da chegada dos vigilantes isso aconteceria. Foi abaixando a temperatura, não se toca mais no assunto [de possíveis ataques], tudo está tranquilo, mas seguimos monitorando tudo”, explicou.
O secretário disse que todos os profissionais que atuam em escolas e creches da cidade, tanto da rede pública quanto particular, foram capacitados pela GM, PM e Secretaria de Educação.
“A integração que aconteceu proporcionou que a gente conseguisse fazer a capacitação. Queremos fazer também uma conversa com pais para entenderem o que acontece. O gabinete de segurança nas escolas segue atuante e planejando ações”, comentou, antecipando que está no plano fazer o simulado de como seria um ataque, para ver a reação de professores e alunos e assim capacitá-los.
“Continuamos conversando muito. Balneário Camboriú vive um dos melhores momentos de administração, com os órgãos conversando muito, parceria com outras secretarias e PM, tudo acontecendo muito rápido, sem burocracia”, completou.
PM promove capacitação digital para escolas de Balneário Camboriú e Camboriú
Após o ciclo de palestras presenciais, realizado nas últimas semanas, com a capacitação de mais de três mil professores da rede escolar de Balneário Camboriú e Camboriú, a PM lançou uma capacitação digital, que visa alcançar os demais colaboradores das unidades.
Essa etapa da capacitação faz parte do cronograma de ações da Rede de Segurança Escolar do 12º BPM e tem como objetivo alinhar e uniformizar os protocolos de segurança entre todos os funcionários das escolas.
O treinamento é estruturado no estudo de casos, na identificação de formas de prevenção, e no protocolo que deverá ser adotado diante de um incidente violento, mitigando eventuais danos até a chegada da polícia.
A capacitação pode ser acessada através deste link (clique aqui).