- Publicidade -
- Publicidade -
23 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Vereadora denuncia prática enganosa de empréstimo consignado em Balneário Camboriú

Aproveitando a Semana do Idoso, a vereadora Nena Amorim, que já foi diretora do Procon e faz agora parte da Comissão do Direito do Consumidor da Câmara de Balneário Camboriú, está alertando sobre uma prática contra idosos – de empréstimos consignados – que ocorre de forma enganosa.

Nena alerta que empresas terceirizadas de crédito têm ligado para consumidores, principalmente idosos, e passando a informação de que a pessoa tem um dinheiro, um determinado valor, a receber do INSS. 

“Para receber, informam que é necessário que o consumidor acesse um link que é enviado por meio do aplicativo WhatsApp. E aí é que está a prática enganosa, pois quem encaminha o link é um Banco, Instituição Financeira, e tal link na verdade é para a contratação de empréstimo consignado. Com o link, a pessoa registra uma foto (selfie) e acaba assinando digitalmente um contrato de empréstimo consignado, imaginando que está apenas fazendo um procedimento para receber o tal dinheiro do INSS”, diz.

- Publicidade -

Segundo a vereadora, dessa forma, quando o idoso vai reclamar no órgão de Defesa do Consumidor (Procon), alegando que está sendo descontado de seu benefício um empréstimo consignado sem seu consentimento, a instituição financeira apresenta o contrato assinado digitalmente pelo consumidor, contendo inclusive a foto (selfie), afirmando estar tudo certo com a contratação, sendo que os consumidores afirmam não ter contratado nada. 

“Diante disso, a orientação é para que as pessoas fiquem atentas com as informações e, se possível, tentem gravar a ligação ou marcar a data e hora do contato telefone, tentando identificar sempre o nome da empresa que entrou em contato, e ter sempre em mente que o INSS não entra em contato com os seus beneficiários”, completa.

Qualquer dúvida sobre essa prática enganosa, a vereadora Nena Amorim se coloca à disposição pelo telefone 47 99712-2424. O morador também pode se dirigir ao Procon (Rua 2.000, 856, no Centro de Balneário Camboriú – de segunda à sexta-feira das 13h às 18h).

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -