- Publicidade -
- Publicidade -
19.2 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Aplicativo desenvolvido na Univali conquista registro de software

Ferramenta propõe às crianças figuras de cientistas para colorir

A Fundação Universidade do Vale do Itajaí (Univali) conquistou, recentemente, o certificado de registro de programa de computador Cientistas para Colorir

O documento é emitido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI e os trâmites tiveram o apoio do Uniinova – Hub de Inovação Tecnológica da Universidade, setor responsável pelos atendimentos e administração dos processos internos em propriedade intelectual.

O projeto consiste em um aplicativo de colorir com figuras de cientistas que contribuíram com o desenvolvimento da humanidade. Voltada ao público infantil, a ferramenta busca promover a divulgação da ciência por meio do ato de colorir, também oferecendo aos usuários um breve histórico sobre alguns cientistas.

- Publicidade -

Segundo a professora Gizelle Inácio Almerindo, a ideia surgiu a partir da publicação do livro “Cientistas para Colorir – atividades para aprender e se divertir”, decorrente de ações realizadas pelo projeto de extensão Química Social. “Ao perguntarmos às crianças se conheciam algum cientista, elas mencionavam Bob Esponja e outras personalidades, como alguns youtubers. Resolvemos ampliar a ideia quando identificamos que não havia aplicativos de cientistas para colorir.”

O app levou cerca de 18 meses para ser desenvolvido e teve a contribuição de acadêmicos e professores de Engenharia Química e de um aluno da Engenharia da Computação, todos vinculados ao Projeto de Extensão. O projeto envolve o acadêmico Jacson Andrei Hilgert, o egresso Felipe Matheus Müller e as docentes Gizelle Inácio Almerindo e Patrícia Fóes Scherer Costódio.

O registro, expedido em setembro deste ano, tem duração de 50 anos, contados a partir do próximo dia 1º de janeiro. A certificação garante os direitos do software Cientistas para Colorir integralmente à Fundação Univali. Em breve, o aplicativo será disponibilizado gratuitamente.

Fonte: Assessoria Comunicação/Univali

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -