- Publicidade -
- Publicidade -
25.5 C
Balneário Camboriú

Porque é que seu ISP bloqueia certos websites? Formas simples de resolver o problema

Página 3 no Instagram
- Publicidade -
- Publicidade -

Leia também

José Carlos, 69 anos: “Com musculação eu fiz o relógio biológico andar para trás”

“O que me motivou a ter disciplina foi uma doença degenerativa, uma artrose no quadril esquerdo, quando o médico...

Obra na Praia Central de Balneário Camboriú avança com testes no solo e rebaixamento do lençol freático

A obra de macrodrenagem da Praia Central de Balneário Camboriú, que começou no início de março, no Pontal Norte,...

Falta de imigrantes preocupa agro, hotéis e restaurantes nos EUA, e Trump sugere recuo

"Vamos ser muito compreensivos em termos de talvez deixar esse fazendeiro, você sabe, ele é meio que responsável, e nós vamos fazer com que esse fazendeiro assuma a responsabilidade", prosseguiu, em uma fala confusa.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Infelizmente, hoje em dia o bloqueio de páginas é bastante comum, existindo muitas razões para a colocação de restrições de acesso aos usuários.

Muitos ISP (Internet Service Providers), i.e., empresas fornecedoras de internet, bloqueiam websites, tornando o seu conteúdo restrito para milhares de usuários. Existem diversas razões para esse bloqueio, que podem ser legítimas ou apenas atos de controle/censura.

Os bloqueios, no entanto, podem ser facilmente ultrapassáveis, dependendo do método que seu fornecedor de internet está usando para recusar o acesso.

Neste artigo iremos ajudar você a perceber porque é que alguns websites são bloqueados por seu ISP e como os desbloquear facilmente, através de ferramentas práticas.

Como confirmar se meu ISP está bloqueando algum website?

Primeiro, tente aceder ao website e preste atenção à mensagem que aparece:

- Continue lendo após o anúncio -
  • Este conteúdo não se encontra disponível no seu país – significa que o bloqueio está provavelmente sendo feito pelo proprietário do website;
  • Mensagem Padrão de Erro de Internet – o website está inativo/inoperacional ou bloqueado.

Posto isto, vá a isup.me e verifique se o website se encontra inativo para todo o mundo ou apenas para você:

  • O Website está inativo – significa que está inativo para todo o mundo;
  • É apenas para você. [O Website] está ativo – O Website está sendo bloqueado por seu ISP.

Por que estou sendo bloqueado?

Existem muitas razões para um bloqueio, desde um bloqueio temporário através da rede que você está usando (como o Wi-Fi na sua escola ou trabalho), um bloqueio levado a cabo pelo próprio website, quando proíbe o acesso a conteúdos fora de determinadas regiões, e mesmo um bloqueio efetuado por seu ISP ou governo.

  • Conteúdo bloqueado por seu local de trabalho ou pela escola

No intuito de evitar distrações e aumentar a produtividade, muitas escolas e locais de trabalho escolhem bloquear o acesso a determinadas mídias. Esses bloqueios são efetuados através da rede e, normalmente, consistem em impedir o acesso dos usuários a determinados websites, através de suas URLs.

Esse bloqueio é facilmente contornável. Por um lado, pode encontrar websites que forneçam os mesmos serviços e, por não serem conhecidos, não se encontram bloqueados (por exemplo, websites de streaming de música).

Por outro lado, existem ainda outras alternativas, como VPN gratuitos que podem ajudar você a evitar esses bloqueios, na medida em que escondem sua identidade e localização e permitem aceder a websites através de qualquer servidor mundial. Um VPN engana sua rede e provedor de internet, como se seu computador se encontrasse em qualquer outra parte do mundo, permitindo a você aceder a conteúdo restrito.

- Continue lendo após o anúncio -
  • Conteúdo bloqueado pelo Governo

Principalmente em países autoritários, para efeitos de controle ou porque têm algo a esconder a seus cidadãos, isso acontece muito. É o caso, por exemplo, da China, que proibiu mesmo o acesso ao Facebook, ao Google e à Wikipédia, em atos evidentes de censura representados por um conjunto de medidas legislativas que dá pelo nome de «Grande Firewall Chinesa», também denominado de «Projeto Escudo Dourado».

Muitos utilizadores chineses, neste caso, utilizam VPN para aceder a esses websites e redes sociais, permitindo-lhe aceder a esses websites como se estivesse a fazê-lo a partir do seu próprio país e evitando também a monitorização feita pelo governo chinês. Outra alternativa é, por exemplo, a utilização de proxys.

  • Conteúdo bloqueado por seu ISP

O seu fornecedor de internet, por vezes, também pode bloquear seu acesso a determinados websites, com o objetivo de impedir o tráfego em websites que violem leis locais ou seus termos de serviço ou mesmo melhorar sua experiência de navegação.

Se você fez o teste acima, e se se encontra numa rede sem restrições de acesso (como a de casa, por exemplo), provavelmente já sabe que websites estão sendo bloqueados por seu ISP.

Este bloqueio pode ser resolvido através do recurso a VPN, proxys e mesmo uma troca de servidores DNS para servidores Google ou OpenDNS.

- Continue lendo após o anúncio -
  • Conteúdo bloqueado por causa da localização

Este bloqueio, denominado também por «geo-restrição», é comum a plataformas como Netflix, Prime Video e Youtube, que restringem o acesso a determinados conteúdos dependendo da localização do seu computador. Muitas vezes, é devido ao fato de não terem as licenças necessárias para transmitir aqueles conteúdos no seu país.

Existem, novamente, duas formas simples de evitar isso: a utilização de proxys ou de VPN.

  • Você foi banido daquele website

Em situações limite, caso tenha violado os termos de serviço de algum website/rede social, ou promover lá atos ilegais, também pode ser banido da sua utilização. Nesse caso, pode utilizar proxys ou VPN para contornar essas proibições, no entanto, não esqueça de criar uma nova conta primeiro!

Conclusão

Hoje em dia os bloqueios são muito comuns, desde bloqueios pela localização ou pela rede. No entanto, existem sempre truques e ferramentas para dar a volta a esses bloqueios, que normalmente passam pela instalação de um VPN ou de proxys.

Já experimentou algum desses métodos?

- publicidade -
Clique aqui para seguir o Página 3 no Instagram
Quer receber notícias do Página 3 no whatsapp? Entre em nosso grupo.
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas