Com uma comitiva de 40 pessoas, Balneário Camboriú fez parte do Espaço Brasil, ao lado de outros destinos como Rio de Janeiro e São Paulo, na Feira Internacional de Turismo (FIT), realizada esta semana, na capital argentina.
O secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Thiago Velasques, que foi ‘muito positivo’ posicionar Balneário Camboriú no mesmo espaço da Embratur e ao lado de grandes capitais e destinos turísticos conhecidos.
“Santa Catarina também participou, e estávamos posicionados com grandes destinos turísticos brasileiros, mostrando a importância de nossa cidade para a FIT e para a Argentina, que é um público que gosta de Balneário. Inclusive conseguimos transmitir vídeos de Balneário no estande do Brasil. Foi muito bacana”, comentou.
Verão: ônibus da Argentina devem ter aumento de 15%
Velasques aponta que os números já mostram que Balneário Camboriú deverá repetir uma temporada movimentada como a anterior.
“A Flecha Bus, que é a principal companhia de ônibus que traz turistas argentinos, já nos relatou que estão com um aumento de 15% em relação ao ano passado. Estamos também com boas perspectivas por conta dos voos diretos que chegarão por Florianópolis e Navegantes”, comenta.
O secretário acrescentou que a Gol Argentina, abriu espaço para divulgar Balneário Camboriú e capacitar sua equipe.
Velasquez relatou que no último dia da FIT perguntou para uma centena de participantes se conheciam Balneário Camboriú ou já tinham visitado a cidade – e edificou surpreso com o resultado.
“Sempre pensamos que todos os argentinos conhecem Balneário Camboriú e não é bem assim. Falei com cerca de 150 pessoas e umas 100 não conheciam a cidade, mostrando o quanto ainda precisamos e devemos divulgar Balneário. Eles conhecem muito Rio de Janeiro e Bahia, mas têm interesse no Sul e principalmente em Balneário. Agora já estamos pensando em criar ações específicas para a Argentina”, acrescenta.
FIT, boa vitrine para Balneário Camboriú
A presidente do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau e hoteleira, Andrezza Negrini, disse que o posicionamento foi muito importante para o turismo local.
“Essa logística, foi fundamental e a Secretaria de Turismo acertou, além do estande estar muito bonito. Tudo isso faz a diferença para nosso posicionamento como destino”, afirma.
Andrezza destaca que a edição 2023 da FIT ficou marcada como um sucesso, para que venham outras propostas de interação e promoção junto aos envolvidos – já planejando o que é possível fazer em nome de Balneário Camboriú na edição do próximo ano do evento, buscando um destaque e ações ainda mais assertivas.
“A FIT é visitada pelos empresários da hotelaria, eles reconhecem a importância. A conexão esse ano foi muito intensa, gerando negociações no segmento, mostrando quão forte o trade é quando se une junto ao poder público e fazendo ainda melhor o marketing e promoção do destino. Nos projetamos muito bem, nos envolvemos e foi muito importante estar lá”, completa.