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Balneário Camboriú

Mil profissionais participam do Código de Turismo de Balneário Camboriú 

A capacitação é para melhorar o atendimento ao turista e vai acontecer na Univali em dois horários

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Acontece nesta quinta-feira (21) a segunda edição do Código de Turismo de Balneário Camboriú, no campus da Univali da cidade, localizado na Quinta Avenida. 

No ano passado, participaram cerca de 900 profissionais que trabalham no setor, como garçons, recepcionistas, camareiras, lojistas, frentistas, corretores de imóveis, ambulantes, guias de turismo, motoristas de táxi e aplicativos e atendentes. Neste ano, são esperadas cerca de mil pessoas.

No ano passado, o evento aconteceu no Centro de Eventos da cidade e houve palestras de capacitação com foco em atendimento ao turista, também palestras motivacionais, como a que aconteceu com o ex-ambulante David Portes, reconhecido mundialmente como palestrante de marketing, criatividade e vendas. 

Neste ano, houve mudanças – além do novo endereço, o auditório da Univali, a prefeitura dividiu o treinamento em duas sessões, às 13h e às 16h (os inscritos foram informados, na retirada da credencial, se devem comparecer no primeiro ou segundo horário). 

Haverá palestra sobre a importância do turismo para a economia, com Bianca Colepicolo.

Segundo o secretário de Turismo, Thiago Velasques, o foco do Código de Turismo é capacitar quem trabalha diretamente com os turistas, como ambulantes, garçons, corretores de imóveis, servidores municipais, motoristas de táxi e aplicativos, recepcionistas, guias de turismo, camareiras e atendentes em geral do comércio. 

“O Código é um complemento nas ações que o governo vem fazendo, uma capacitação e treinamento dos agentes de turismo, de quem trabalha diretamente com o turista, e é algo muito importante. Em 2022, fizemos um evento mais motivacional, e neste ano buscamos algo mais técnico, com menos tempo de duração. No ano passado nós estendemos, e desta vez vai ser mais direto e prático para o pessoal assimilar mais rapidamente as informações”, explica.

Thiago pontua que Balneário vive um momento especial, com a pré-temporada, e que todos estão ansiosos para apresentar isso na capacitação junto aos profissionais do turismo. “Porque o nosso turista precisa ser tratado de maneira cordial, atenciosa… e a linha de frente, que recebe esse nosso turista, precisa estar conectada com a cidade, entender a importância do turismo para Balneário, e eles (os profissionais do turismo) fazem parte do todo, são peças fundamentais para Balneário continuar evoluindo. Não adianta investirmos em infraestrutura, promover Balneário fora, se não tivermos bom atendimento”, completa, citando que é comum turistas pedirem informações nos restaurantes, lojas, hotéis da cidade, e que os trabalhadores precisam ter informações sobre atrativos turísticos, o que fazer na cidade, quantas praias Balneário têm, etc.

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