- Publicidade -
- Publicidade -
23.2 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Secretário de Turismo de Balneário Camboriú reforça proibição de venda de abadás para Festa dos Amigos

O evento vai acontecer no próximo dia 15 na beira mar e faz parte dos 59 anos do município

Como acontece todos os anos, o anúncio de venda de ingressos (abadás/camisetas) para a tradicional Festa dos Amigos de Balneário Camboriú já começou. A prática é irregular porque é um espaço público, além de que o objetivo da festa é incentivar a confraternização entre amigos, com rateio (divisão) dos custos e não obtenção de lucro com venda de ingressos. 

Chegou ao conhecimento da imprensa uma oferta de abadá a partir de R$ 80, através da Take Produtora e Funk on The Beach. A Take foi responsável pela Arena Verão, montada no Pontal Norte de Balneário Camboriú na última temporada.

- Publicidade -
Reprodução

O secretário de Turismo da cidade, Thiago Velasques, já estava sabendo da situação. 

“Já vamos ver no edital como penalizar porque realmente não pode haver anúncio assim, caracterizando venda de ingressos. Por mim, eu retirava esse grupo. Independente de quem seja, se estiver errado, tem que ser punido e não apenas notificado”, afirmou.

Thiago afirmou que, por enquanto, chegou até a secretaria somente denúncia desse grupo, mas que todos os anos acontecem situações como esta, e que inclusive em 2022 houve grupos que foram penalizados. 

“Vou pedir para a comissão de julgamento ver os grupos, porque é rateio e não venda de ingressos. Estamos atentos a isso e vamos penalizar. Vamos intensificar a fiscalização porque agora surgem mais divulgações, porque quem quer vender tem que aparecer. Quem ver [anúncio de venda], pode denunciar e vamos tomar providências”, acrescenta.

Não é venda, é rateio

Um dos organizadores da barraca da Take Produtora, Diego da Silva Lopes, entrou em contato com o jornal, nesta quarta-feira (5), para esclarecer que não houve venda de ingressos e que quem enviou a mensagem com a propaganda de venda foi a Funk on the Beach, que é apoiadora da barraca e que estaria ajudando a divulgar.

“Eles participam pela primeira vez e colocaram como venda de ingresso, por não saberem que não pode. Mas pedi para colocarem que é rateio e não venda de ingressos. Não estamos vendendo ingressos. Eu faço parte da Festa dos Amigos com a nossa barraca há seis anos e sei o que pode e o que não pode e jamais faria isso. Foi através do apoiador que aconteceu isso [o envio da mensagem divulgando venda de camisetas] e reitero: não existe venda de ingressos”, disse.

- Publicidade -

Reunião preparatória

Está marcada para quinta-feira (6) uma reunião com os grupos participantes da Festa dos Amigos e o tema deve ser abordado. 

“Vamos aproveitar a reunião para reforçar que não pode haver venda, que é rateio para dividir custos. Também vamos pedir que busquem zelar pelo espaço, porque queremos fazer uma festa consciente. A prefeitura irá monitorar para que seja uma festa segura, com mais de 60 agentes da segurança contratados privados, fora Guarda Municipal e Polícia Militar. Esperamos no mínimo 25 mil pessoas, o número do ano passado. Neste ano vamos ter 176 espaços e 102 grupos, um recorde, então deve superar as 25 mil pessoas. Arrecadamos mais de 300kg de cestas básicas, que foram repassadas para a Secretaria de Inclusão Social”, acrescenta.

Confira as regras da Festa dos Amigos

– Não poderá ter grupos sem tendas;

– A organização da tenda é responsabilidade de cada grupo;

– Todo abastecimento da tenda será pela rua mais próxima, não pela via da festa.

– É proibida a comercialização durante todo o evento de quaisquer produtos, inclusive aos participantes dos grupos.

Responsabilidades

Do participante:

– Cada grupo deverá indicar um responsável que assinará a ficha de inscrição, será o porta-voz e

responderá pelo grupo;

Do organizador

– Comissão permanente de eventos ficará em rotatividade pela festa

Horários

00h: fechamento parcial do trecho da festa para montar as barracas;

00h30: liberação para montagem das estruturas;

9h: fim da circulação de veículos da montagem:

9h: fechamento total das ruas laterais;

11h: abertura oficial do evento;

16h30: encerramento de fornecimento de bebidas e alimentos a qualquer participante do evento;

17h: encerramento da festa, início da desmontagem das estruturas e dos trabalhos de limpeza pública;

19h: reabertura do fluxo de trânsito para veículos.

Som e volume

– Será permitido aos grupos utilizarem em seu espaço som ao vivo ou mecânico, sempre dentro dos limites de decibéis preestabelecidos pela Secretaria do Meio Ambiente e legislações vigentes.

O descumprimento do limite de volume preestabelecido poderá acarretar no desligamento dos equipamentos. Em caso de reincidência, os equipamentos poderão ser apreendidos até o término do evento, e o grupo proibido de participar no ano seguinte.

Divulgação e promoção

– É proibida a veiculação em redes sociais e mídias impressas, a venda de camisetas, pulseiras ou

outros objetos que caracterizem ter a finalidade de “ingresso” para participar de qualquer tenda e de qualquer grupo.

– É proibida, por quaisquer meios, manifestação político-partidária no evento em geral em forma de panfletos, adesivos, faixas, camisetas, etc., nas tendas, nos grupos e/ou participantes.

Ex: sigla de partido / número de partido /cores de partido político /sigla de candidato / nome de candidato / numeração de candidato / qualquer outra cor, símbolo ou marca que remeta a qualquer cunho político.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -