Balneário Camboriú chega no segundo selo do programa Selo Turismo Qualificado BC, criado há um ano para promover as boas práticas adotadas pelo setor.
O segundo Selo será Atendimento ao Turista, será lançado na segunda-feira (25), às 10h, na sede da CDL/Sindilojas (Rua 902, 530), para empresários do comércio, proprietários de estabelecimentos turísticos e gastronômicos, entidades, associações e membros do Conselho Municipal de Turismo (Comtur).
Selo de Sustentabilidade foi o primeiro
O primeiro selo do Selo Turismo Qualificado BC foi o Sustentabilidade. Para obtê-lo, é preciso cumprir critérios ambientais e sociais, de acordo com a categoria pretendida (bronze, prata ou ouro).
Desde o lançamento, em setembro de 2022, já foram contemplados com o Selo Sustentabilidade mais de 30 estabelecimentos, além de guias de turismo.
O mais recente reconhecimento foi em 29 de agosto, da padaria Padoc-se, na categoria Ouro, atestando que é possível alcançar a qualificação máxima de boas práticas de sustentabilidade em estabelecimentos gastronômicos.
Agora, Atendimento ao Turista
O secretário de Turismo de Balneário Camboriú, Thiago Velasques, salienta que agora chegam no segundo Selo, Atendimento ao Turista, que priorizará o bem atender.
“O nosso programa do Selo já é referência dentro da Embratur. Muitas empresas já conseguiram o selo ouro de Sustentabilidade, o que mostra o engajamento do empresariado local e esperamos que isso continue, porque agora chega o importante selo de Atendimento ao Turista”, conta.
A Secretaria de Turismo conseguiu uma parceria junto ao Senac, com curso detalhado e elaborado que visa profissionalização e capacitação de quem atende ao turista, do ‘primeiro escalão’, chamado por Thiago.
“São profissionais que lidam diretamente com o turista, como atendentes do comércio, trabalhadores da hotelaria e gastronomia, etc, pessoas que realmente têm esse contato mais próximo ao turista. O governo municipal de Balneário vê a importância disso, acreditamos que não adianta promover o destino fora, melhorar estrutura da cidade, se não tivermos um atendimento de qualidade”, acrescenta.
Saiba mais sobre o novo Selo
A turismóloga da Secretaria de Turismo, Luciana Vargas, explica que o Selo de Atendimento ao Turista vem para qualificar a cadeia produtiva do turismo em seu atendimento, buscando elevar o padrão de serviços e melhorando a experiência do turista em Balneário Camboriú.
“Dentro dos critérios da categoria bronze, por exemplo, teremos curso EAD em parceria com o Senac, voltado ao atendimento ao Turista de Balneário Camboriú, com elementos da cidade. Isso visa permitir que o maior número de pessoas tenha acesso ao conteúdo básico de atendimento. Já a categoria prata, entre seus critérios, terá um curso de atendimento e conhecimento sobre a cidade de forma presencial, que será ministrado pelo Senac e pela secretaria de turismo. Como proposta do Programa, os critérios crescem conforme a categoria escolhida, assim sempre haverá um estímulo para melhoria”, pontua.
Segundo Luciana, a adesão para receber o Selo é feita por estabelecimentos, inclusive do comércio em geral, visto que o atendimento inclui a todos, o que chamam de cadeia produtiva do turismo. Para obter o reconhecimento municipal no quesito atendimento, estabelecimentos e prestadores de serviços terão de cumprir critérios que seguem padrões internacionais de boas práticas em atendimento ao turista (como cursos realizados pela equipe. O processo de validação, com visitas aos estabelecimentos que solicitarem o selo, envolve secretarias municipais, principalmente a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico.
Para conhecer o Programa, fazer inscrições e saber quais estabelecimentos já foram qualificados com o Sustentabilidade, basta acessar o site www.seloturismoqualificadobc.
Os próximos selos a serem lançados, após o de Atendimento ao Turista, serão os de Acessibilidade, Segurança Turística e Medidas Sanitárias.