Cidade investindo em qualificação para receber bem seus turistas
O primeiro é focado na Sustentabilidade: a cada semestre será lançado um novo selo
A Secretaria de Turismo de Balneário Camboriú vai lançar o Selo de Qualificação do Turismo, voltado para meios de hospedagem, atrativos turísticos, bares e restaurantes, agências e receptivos turísticos centros de eventos, convenções e feiras, locadoras de veículos, estabelecimentos com espaços para lojistas de diversas atividades e guias de turismo, no próximo dia 29 (quinta-feira), às 19h, no PZ Ecomall, que fica na Avenida Brasil.
O primeiro selo (são cinco ao todo) é focado na Sustentabilidade.
Balneário terá inicialmente cinco selos
O objetivo do Selo do Turismo é reconhecer boas práticas adotadas pela cadeia do turismo de Balneário, segundo o secretário de Turismo de Balneário Camboriú, Thiago Velasques.
Ele explica que para obter o primeiro, será preciso cumprir critérios ambientais, que serão fiscalizados pela Secretaria do Meio Ambiente.
Os outros selos serão Atendimento ao Turista, Acessibilidade, Segurança e Medidas Sanitárias, que serão lançados a cada seis meses.
“Queremos que o primeiro selo ganhe engajamento, a Secretaria do Meio Ambiente está junto, porque quem se cadastra vai ser fiscalizado, para que o selo realmente seja um símbolo que indique que o local é diferenciado”, diz.
Selo tem foco no futuro do turismo de Balneário
Thiago pontua que não adianta a cidade promover o destino fora e não desenvolver dentro, treinando as vozes da cidade, quem tem contato com o turista – é em cima disso que acontece também o evento Código do Turismo, no próximo dia 27 (saiba mais aqui).
É uma questão de construção, para que o nosso empresariado tenha evolução, para conseguirmos futuramente ‘nichar’ o nosso público, trazendo um turista diferenciado. A cada seis meses vamos lançar um selo, para que os empresários possam preparar seus estabelecimentos e conseguir o selo, já que é preciso ter algumas atitudes como captação da água da chuva, sem uso de descartáveis, no caso do selo de Sustentabilidade, por exemplo. Não queremos fiscalizar ou multar estabelecimentos e sim incentivá-los”, comenta.
Credenciamento inicia no dia do lançamento
O secretário disse que ainda não iniciaram o credenciamento para o Selo, que será somente a partir do dia 29 pelo site www.seloturismoqualificadobc.com.br.
“Mas há muitos estabelecimentos que já se enquadram no Selo, como o Balneário Shopping e o PZ, que cumprem itens de sustentabilidade, pois é um processo já muito discutido em nossa cidade. O nosso objetivo é promover, divulgar o que fazemos aqui, para que mais turistas sejam captados, auxiliando os empresários”, completa.