- Publicidade -
- Publicidade -
20 C
Balneário Camboriú

Selo Sustentabilidade de Balneário Camboriú tem novos integrantes: Hotel Marambaia e Pousada Estaleiro Village

Página 3 no Instagram
- Publicidade -
- Publicidade -

Leia também

Você acha que o Calçadão da Avenida Central deve acabar? Vote na enquete.

Morador defende que o Calçadão seja eliminado, transformado numa rua acalmada, com trânsito reduzido.

Moradores reclamam do barulho gerado pela boate Privacy Club

Gayer alega que tem chamado a Polícia Militar para impedir as atividades, mas aparentemente isso não está dando o resultado que a vizinhança espera.

O Calçadão fracassou: momento de tomada de decisão, por Celso Eduardo Rauen

Balneário Camboriú sempre foi uma cidade dinâmica, que se reinventa ao longo dos anos. Nos anos 60, 70, 80...
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Em menos de um ano 32 estabelecimentos e guias de turismo já receberam este certificação da Secretaria de Turismo

A Secretaria de Turismo de Balneário Camboriú certificou com o selo de Sustentabilidade neste mês, o Hotel Marambaia (Selo Prata) e a Pousada Estaleiro Village (Selo Ouro). Desde o lançamento, em setembro do ano passado, já foram contemplados 32 estabelecimentos e guias de turismo.

Time do Marambaia é Prata (Divulgação/Sectur)

O secretário de Turismo de Balneário Camboriú, Thiago Velasques, disse que é muito importante que os hotéis da cidade busquem a certificação.

Ele explica que o Hotel Marambaia é uma referência, sendo um dos mais tradicionais de Balneário, que conquistou o Selo Prata.

“Eles conquistaram o Certificado Prata porque utilizam lâmpadas de LED (eficiência energética), realizam campanha de conscientização, instalaram torneiras e chuveiros com regulagem de pressão e arejadores em áreas de comuns e em apartamentos, e incentivam ao uso de transporte alternativo, bicicletário e transporte público para os turistas e colaboradores, além de estabelecerem taxa de desperdício de alimentos, com informação em local visível ao cliente”, salienta.

- Continue lendo após o anúncio -

O Estaleiro Village obteve o selo na Categoria Ouro, com destaque para o critério sobre ecoeficiência energética, pois o estabelecimento tem captação própria de energia, por meio de placas fotovoltaicas existentes na pousada.

Esse é um dos critérios do Programa que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), neste caso, o ODS 7 – Energia Acessível e Limpa.

“O Village é um espaço bem sustentável, localizado nas praias agrestes, mostrando que o Selo está chegando em toda a cidade, que era o nosso objetivo”, comenta.

O dono do Estaleiro Village, Alejandro Olivera, disse que desde 1986, a pousada é pioneira no desenvolvimento turístico do município.

Equipe do Estaleiro Village é Ouro (Divulgação/Sectur)

“Fomos a primeira pousada a ser construída na Rodovia Interpraias, desde as suas origens, a família Olivera, vinda da Argentina, percebeu que tinham na natureza do local o maior de todos os tesouros. Foi assim que desde o início, o projeto inicial de dona Kitty, (arquiteta) foi sempre voltado à integração com a natureza. A família toda, junto às novas gerações cresceu junto ao projeto, sem jamais deixar de lado a proposta inicial”, disse.

- Continue lendo após o anúncio -

Segundo Alejandro, diversas ações ao longo do tempo foram avaliadas para esta distinção. Dentre elas, desde o projeto arquitetônico, passando por captação de água, cultivo de árvores frutíferas, horta orgânica, compostagem, reciclagem de lixo, geração de 100% energia limpa mediante captação fotovoltaica, assim como ações junto à comunidade, como o primeiro “Encontro Pet Village”, que no mês de maio reuniu palestras e feira de adoção de pets.

“A Família Estaleiro Village se sente orgulhosa em poder fazer parte da história de Balneário Camboriú e o orgulho é maior ainda, em poder colocar hoje as sementes para um futuro melhor para todos”, destacou Alejandro.

Mais Selos virão

O secretário de Turismo lembra que “Sustentabilidade” é o primeiro dos cinco selos previstos pelo Programa. Os próximos selos serão “Atendimento ao Turista”, “Acessibilidade”, “Segurança” e “Medidas Sanitárias”.

“Começamos com o Selo de Sustentabilidade, que é uma bandeira que tem que ser levantada tanto pelo setor público quanto privado, e que contamos com uma adesão muito bacana, ficamos muito contentes por termos esse apoio e por perceber que há empresas em Balneário que têm em seu escopo essa visão, pois quanto mais pensarmos em sustentabilidade, mais contribuímos com o todo”, afirma.

O secretário antecipa que o próximo Selo, Atendimento ao Turista, já está sendo organizado. Será feito um curso de formação para que os profissionais que atuam junto aos turistas (taxistas, motoristas por aplicativo, Agentes de Trânsito, policiais militares, guardas municipais, camareiras, garçons, comerciantes, etc.) saibam como devem se portar e como atender.

- Continue lendo após o anúncio -

Organizações como CDL, Acibalc, Sindilojas e BC Convention devem ser incentivadas a apoiar e divulgar a seus associados, para que o máximo possível de pessoas participe.

“Precisam saber tudo o que a cidade tem a oferecer. Quando receber o turista vai ter conhecimento sobre quantas praias temos, quantas são Bandeira Azul… informações pertinentes que o turista precisa ter. As pessoas que são bem atendidas se sentem seguras, se sentem pertencentes e criam um elo positivo com a cidade, para divulgá-la e quem sabe voltar mais vezes”, afirma.

Mais informações sobre o Programa Selo Turismo Qualificado BC podem ser obtidas com a Secretaria de Turismo de Balneário Camboriú pelo telefone (47) 3267-7067. Para conhecer o Programa, fazer inscrições e saber quais estabelecimentos já foram qualificados, basta acessar o site seloturismoqualificadobc.com.br.

- publicidade -
Clique aqui para seguir o Página 3 no Instagram
Quer receber notícias do Página 3 no whatsapp? Entre em nosso grupo.
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas