- Publicidade -
- Publicidade -
22.6 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Três escolas de Balneário Camboriú inscritas no projeto regional de incentivo ao turismo

Três escolas de Balneário Camboriú participam do projeto ‘Educando o Olhar para o Turismo’, da Costa Verde&Mar, para escolas públicas municipais em duas categorias, materialidades e fotografia, para estudantes de quintos e oitavos anos, respectivamente.

Balneário Camboriú estará representada por turmas de 5° e 8° ano das escolas municipais Iate Clube, Nova Esperança  e Antônio Lúcio.

O projeto faz parte do currículo de escolas regionais, como forma de incentivar o interesse pelo turismo.

Para apresentar detalhes do Edital 2023 e do Guia Pedagógico de 2023 que fomentará as atividades no segundo semestre, representantes das secretarias de Educação, Turismo e Comunicação das 10 cidades que integram a Costa Verde&Mar se reuniram na Uniavan, de Balneário Camboriú esta semana.

A presidente do Colegiado dos Secretários de Turismo da Amfri, Zene Drodowski, explicou a motivação do projeto.

“Apresentar para as crianças e adolescentes a importância do turismo na região, é fazer com que as novas gerações entendam a necessidade de preservar a nossa identidade, natureza e cultura. E, assim, eles nos ajudam a tornar os nossos destinos ainda mais fortes”, colocou.

A diretora do Departamento Técnico Pedagógico da Secretaria de Educação de Balneário Camboriú, Nilzete Teixeira, participou da reunião e disse que o projeto é muito importante para o turismo da região.

“Educando o Olhar para o Turismo da Costa Verde & Mar muito contribuirá na consolidação das habilidades de pertencimento e de valorização das  riquezas do nosso território. Todo conhecimento adquirido sobre o lugar em que vivemos só nos inspira a cuidar  e valorizar o que é nosso”.

“Quando apresentamos para as crianças e adolescentes a importância do turismo na região, fazemos com que as novas gerações entendam a necessidade de preservar a nossa identidade, natureza e cultura. E, assim, eles nos ajudam a tornar os nossos destinos ainda mais fortes”, explica a presidente do Colegiado dos Secretários de Turismo da Amfri, Zene Drodowski.

Na apresentação do edital, foram descritas as ações do projeto neste ano, com apresentação dos aspectos gerais turísticos da região e a sua relevância junto à educação. 

O encontro contou ainda com a explicação do Edital 2023 e suas especificidades, bem como do Guia Pedagógico, uma importante ferramenta no planejamento das atividades a serem desenvolvidas pelas turmas participantes do edital.

De acordo com o cronograma, as ações previstas no Edital 2023 do Educando o Olhar para o Turismo devem contemplar mais de 40 escolas das 10 cidades e impactar cerca de 1 mil crianças e adolescentes.

A edição anterior do projeto em 2019, para alunos do quinto ano do Ensino Fundamental, foi aplicada com cerca de 5 mil estudantes nos últimos quatro anos, através de atividades pedagógicas, exposições e encontros escolares.

As categorias

Materialidades: foca na expressão de olhares, impressões e releituras sobre paisagens, contextos e eventos incentivando o uso criativo e coletivo de múltiplas técnicas variadas das Artes Visuais;

Fotografia: objetivo é incentivar o desenvolvimento do olhar artístico sobre o turismo local e regional, nas atividades pedagógicas que atuam nas variadas habilidades de aprendizagem do itinerário formativo da educação básica, por meio da fotografia.

Link para inscrição: clique aqui

Cidades que fazem parte da Costa Verde & Mar: Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Bombinhas, Camboriú, Ilhota, Itajaí, Itapema, Navegantes, Penha e Porto Belo.

fonte: Oficina das Palavras


Para receber notícias do Página 3 por whatsapp, acesse este link, clique aqui




- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -