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Balneário Camboriú
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Turismo investe na capacitação de trabalhadores da área com Código e Selo especiais

Balneário Camboriú é amplamente divulgada no Brasil e até no exterior (saiba mais aqui), o que exige cada vez mais investimento na capacitação dos trabalhadores do turismo. A Secretaria de Turismo da cidade programou duas ações para melhorar a qualidade do atendimento: o Código do Turismo e o Selo do Turismo.

O secretário de Turismo da cidade, Thiago Velasques, aponta que o governo municipal tem noção da importância do bem atender, e que também identificaram a necessidade de capacitar quem trabalha com o turismo – como funcionários de hotéis, garçons, vendedores ambulantes, atendentes do comércio, etc. 

“Queremos implantar na cabeça do empresário que não é perda de tempo o treinamento e sim é uma experiência que contribui para a cidade e para a empresa dele. Precisamos que os empresários incentivem seus funcionários a participarem das ações que iremos realizar”, diz.

Velasques disse que as duas ‘missões’ voltadas para a capacitação serão realizadas em breve pela prefeitura – o Código do Turismo, um evento que será realizado no dia 18 de setembro, no Centro de Evfentos Júlio Tedesco (obrigatório para os vendedores ambulantes da cidade e opcional para quem trabalha no turismo), e o Selo de Atendimento ao Turista – segundo Selo voltado para empresas da cidade, promovido pela Sectur. 

“O Selo de Atendimento ao Turista é focado no turismo qualificado de nossa cidade, e também será lançado em setembro. O primeiro Selo foi de Sustentabilidade, que teve uma adesão muito positiva, e agora virá o de atendimento ao turista, que é essencial e identificamos o quanto a qualificação do colaborador que tem contato com o turista merece atenção”, acrescenta.

O secretário informou que estão com agenda de divulgação da cidade através do projeto Visite Balneário Camboriú e Região Costa Verde & Mar, mas que é preciso focar em como o turista está sendo atendido em Balneário. 

“Muita gente vem de fora, não conhece a cidade e pede informações nos restaurantes, lojas, hotéis da cidade. Os trabalhadores precisam ter as informações sobre atrativos turísticos, o que fazer na cidade, quantas praias Balneário têm… todo esse processo vai ser abordado no Selo de Turismo Qualificado e também no Código do Turismo. O Selo será mais elaborado, com capacitações em parceria com o Sebrae, já o Código será uma pequena capacitação, mas em ambos falaremos sobre a cidade e a respeito de todo o processo de bem atender”, completa.

Ele citou que estão trabalhando em parceria com entidades como BC Convention, CDL e Sindilojas, para que os empresários e trabalhadores sejam incentivados a participarem do Código e do Selo.


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