A décima edição do Acampamento Farroupilha, festa tradicional da cultura gaúcha para lembrar a Guerra dos Farrapos, vai movimentar Balneário Camboriú, a partir desta sexta-feira (16), com intensa programação que só termina no próximo dia 25, próximo à Praça das Bandeiras.
A festa é realizada pela Fundação Cultural com apoio da Associação dos Grupos e Entidades Tradicionalistas de Santa Catarina (AGETSC) e a expectativa dos organizadores é que circulem no local cinco mil pessoas por dia. Nos finais de semana este número poderá ser ainda maior.
Na abertura tem Cavalgada e Chama Crioula
A festa inicia sexta-feira (16), às 18h com shows e declamação de poemas, mas a solenidade oficial que abrirá o acampamento, está programada para sábado (17), às 17h30, com o acendimento da Chama Crioula. Antes disso, terá várias atividades a partir das 10h e às 14h, a tradicional Cavalgada, que sairá da Praça das Bandeiras e passará por várias ruas da cidade, com a presença do trio Caravana Farroupilha.

Destaques da festa
A diretora de Interação Cultural da Fundação Cultural de Balneário Camboriú, Cristina Bitencourt disse que a expectativa é muito positiva, principalmente porque ficou dois anos sem realizar a festa, por causa da pandemia.
“Além da Cavalgada, da Chama Crioula, o acampamento terá novidades importantes, entre elas, o Festival Terral da Canção Gaúcha, e o Balne Art, Festival de Dança tradicionalista, que acontecem no último final de semana (24 e 25)”, comentou Cristina.
Haverá shows musicais com músicos nativistas, como Adair de Freitas (escolhido patrono dos festejos farroupilhas em 2022 pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho), João Luiz Corrêa, Walther Morais, Grupo Manotaço, Chiquito&Bordoneio, Joca Martins e Quarteto Coração de Potro (confira a programação completa no link).
Gastronomia também atrai
Cristina explicou que 17 grupos tradicionais que fomentam a cultura também figuram como destaque no acampamento, especialmente na gastronomia característica.
“Cada grupo desses venderá um tipo específico de alimento. Serão diversos pratos, desde o tradicional churrasco, entrevero, costela fogo de chão até petiscos em geral. As lojas presentes no evento, terão diversos produtos à disposição, como pilchas, arte em pirógrafo, saias, cuias de chimarrão, erva mate etc.”, adiantou a diretora, informando que todos foram aprovados mediante edital interno elaborado pela Associação.
A Fundação Cultural está dando apoio e estrutura física com as tendas, limpeza e manutenção do espaço.
O acesso ao acampamento é gratuito.
Cofira aqui programação completa