O lançamento do livro infantil “A senhora da casa azul” (Editora Peirópolis), está marcado para a próxima terça (21), às 8h, no anfiteatro do Centro Educacional Municipal (CEM) Professor Armando Cesar Ghislandi, em Balneário Camboriú. A obra, viabilizada pela Lei de Incentivo à Cultura (LIC) de Balneário Camboriú, terá distribuição gratuita.
O livro é assinado por Everson Bertucci e Juão Vaz, mesmos autores de “Mesma Nova História”, livro finalista do Prêmio Jabuti 2022, também financiado pela LIC.
A ação ainda contempla uma formação gratuita em literatura direcionada a professores de Arte e Leitura, marcada para o dia 22, no mesmo local e horário.
“Será a velhice uma fase de acomodação, em que não se pode mais questionar ou transformar o mundo? Ou será a etapa da vida em que ainda é possível fazer novas escolhas?”
Essas e outras reflexões são o mote do livro que tem como protagonista uma mulher chamada Georgina e seu bisneto Nico, que está prestes a ter uma casa na árvore construída no sítio dos bisavós.
Em uma das conversas com a bisa, Nico percebe – olhando fotografias antigas da família – que a casa onde os bisavós moram há mais de 50 anos foi sempre azul. Ao constatar isso, o menino fica sabendo que a casa tem essa cor porque é a preferida do bisavô.
Por que será que, em todos esses anos, foi só o biso quem escolheu a cor da casa? Se a bisa pudesse escolher, qual seria? Com isso em mente, Nico pergunta à bisa qual é a sua cor preferida.
A partir desse questionamento, Georgina percebe que não sabe a resposta e, então, uma avalanche de reflexões invade sua cabeça e ela começa e enxergar que viveu toda sua vida submissa às escolhas do marido.
Nas entrelinhas, “A senhora da casa azul” faz um traçado da violência simbólica da dominação masculina que é aprendida pelo homem e absorvida pela mulher, inconscientemente. A obra busca evidenciar a falta de questionamento da mulher diante do desejo do homem e a subversão infantil a desfolhar o coração da bisavó.
Formação para professores
Serão ofertadas 100 vagas direcionadas a professores de Arte, Leitura e Língua Portuguesa. O autor fará a apresentação do livro e sobre como cria suas obras a partir do cotidiano, desde a concepção do texto, passando pela composição das ilustrações, até o envio para a gráfica.
Ao conhecer melhor os processos de produção de uma obra literária, os profissionais envolvidos na formação de leitores podem aprofundar a obra com seus alunos e alunas.
Para garantir o acesso à obra, 310 exemplares serão entregues à Secretaria de Educação, que deverá distribuí-los para as Escolas Municipais de Balneário Camboriú. Os 100 participantes também receberão um exemplar do livro gratuitamente. As vagas serão preenchidas pela Secretaria de Educação por meio de convocação.
Distribuição do livro
Além das ações de lançamento para as crianças e da formação para professoras (es), o autor fará a distribuição dos exemplares gratuitamente à comunidade. Também receberão exemplares da obra o Projeto Oficinas, as crianças do Quilombo Morro do Boi e os participantes do lançamento e da oficina literária, entre outros. Ao todo serão 1.000 livros patrocinados pela LIC (Lei de Incentivo à Cultura) de Balneário Camboriú. O público em geral poderá ter acesso à obra (mediante empréstimo) na Biblioteca Pública Municipal Machado de Assis e no Sesc.