- Publicidade -
- Publicidade -
19.4 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Balneário Camboriú tem a primeira arena escolar de games, gratuita, que segue até dia 18

A Paradise Arena Escolar BC, primeira arena escolar de games do Brasil, começou a funcionar gratuitamente nesta quarta-feira (7), na Praia Central de Balneário Camboriú, na Barra Sul, onde  ficará até o próximo dia 18. 

(Divulgação)

Com uma estrutura de 900 metros quadrados, a arena receberá estudantes da rede municipal de ensino de Balneário Camboriú para contato direto com tecnologia, inovação e conhecimento por meio de videogames. 

O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 8h às 11h e das 14h às 17h; e aos finais de semana, sábado e domingo, das 10h às 14h. 

- Publicidade -

O presidente da Fundação Municipal de Esportes de Balneário Camboriú (FMEBC), Osmar de Miranda, o Mazinho, disse que há cerca de 120 dias junto com representantes da Federação Catarinense do Desporto Escolar, que representa em SC a Confederação Brasileira de Desporto Eletrônico, levaram o projeto ao prefeito de Balneário, Fabrício Oliveira. “Como o governo do prefeito Fabrício é muito focado na inovação e tecnologia, a arena foi aprovada. Estamos iniciando nesta quarta-feira e vários secretários de outros municípios já estão nos ligando, mandando mensagem, vindo visitar, porque é algo totalmente novo e que está chamando muita atenção. Será muito bacana, pois é bastante atual, focada no mundo dos games, que as crianças e adolescentes gostam tanto. Ficamos ainda mais felizes porque estamos podendo trazer isso para a Praia Central”, diz.

(Divulgação)

A estrutura conta com computadores, cadeiras profissionais e é focada em quem nunca jogou e em que já joga.

A organização espera receber até o fim do evento cinco mil crianças. 

Durante os dias de semana, no período da manhã e da tarde, o espaço estará aberto à visitação e experiências dos alunos de escolas da rede municipal que fizeram o agendamento previamente. 

Professores presenciais e online darão todo o suporte para jovens que não tenham conhecimento dos equipamentos para que todos possam aproveitar da melhor forma. 

“O objetivo é dar oportunidade a quem nunca vivenciou o mundo dos games. E quem já joga, poderá jogar também. São computadores novos, tem também cadeira de jogos profissional. A estrutura conta também com área para quem está aguardando a sua vez, onde conecta o celular na internet e consegue jogar de forma online, tudo isso com auxílio de professores. Escolhemos os jogos que a molecada gosta, que é Fifa, Fortnite e Freefire, os três com maior demanda. Na segunda semana de arena, queremos fazer uma competição”, salienta.

Investimento de R$ 400 mil e segurança do local

(Divulgação)

Apesar da arena ser fechada, não há cobrança de ingresso. Porém, pela segurança da estrutura, há seguranças e a Guarda Municipal e Polícia Militar também estão apoiando a realização do evento. 

- Publicidade -

“Vamos contar com equipe 24h de segurança, porque o equipamento que está ali é profissional e precisa ser resguardado. O investimento foi de cerca de R$ 400 mi e contamos com o apoio através do empréstimo de materiais e alguns equipamentos complementares de empresas especializadas no segmento gamer”, disse. 

Entre os apoiadores estão: Unifique, Magna TI, Zowie, Pichau, Promo Sports, Ecco Bolsas, Unimed Litoral, Bronx Comunicação, Rage Quit Academy, AACESC e Associação Recreativa Sportion. 

“A produção é da Sportion, agência que atua desde 2003 no ambiente esportivo e desde 2020 no segmento gamer, em parceria com a Corre Brasil, referência no sul do país na organização de eventos esportivos”, acrescenta Miranda.

(Divulgação)

Foco em crianças e adolescentes e tempo limite de uso

O superintendente disse que o foco da arena são crianças e adolescentes, mas adultos podem jogar, se houver disponibilidade de computadores. 

A organização está indo buscar os alunos nas escolas e cada colégio fica na arena por cerca de três horas. 

Haverá tempo limite para jogar, para que haja revezamento e mais crianças consigam aproveitar a estrutura.

Inscrições e agendamentos

Entre quarta e sexta-feira (7 e 9), o agendamento será feito nas escolas. 

A partir de sábado (10) até o fim das atividades, o agendamento poderá ser feito de forma presencial, na própria Arena, ou online, através do site (clique aqui)

O horário de funcionamento da Arena será o seguinte: de segunda a sexta, das 8h às 11h e das 14h às 17h. Sábado e domingo, das 10h às 14h. 

O projeto é realizado pela Federação Catarinense do Desporto Escolar em parceria com a Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú, Fundação Municipal de Esportes de Balneário Camboriú, Secretaria de Educação de Balneário Camboriú e a Confederação Brasileira de Desporto Eletrônico.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -