- Publicidade -
- Publicidade -
26.7 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Concerto na Igreja Luterana Martin Luther de Balneário Camboriú neste domingo

O músico e multi instrumentista Marcos Pablo Dalmacio apresentará um Concerto de Alaúde e Violão, neste domingo (23), às 19h,  na Igreja Luterana Martin Luther, no Bairro das Nações.

A entrada é gratuita, com contribuição espontânea.

Ao contrário do violão, o alaúde é um instrumento raro na região. Dalmacio começou a tocar muitos anos depois de tocar violão. Ele escolheu um modelo veneciano de finais do século XVII, com 7 ordens. É para tocar música do período da Renascença. 

- Publicidade -

“Meu instrumento foi construído por um luthier na Argentina, em 2015, e desde então toco e estudo o instrumento, para poder interpretar música escrita originalmente para ele, que normalmente um violonista estuda e toca no violão durante sua formação e carreira”, adiantou Dalmacio.

Ele disse que o alaúde é um instrumento de origem árabe, que uma vez introduzido na Europa se espalhou por todo o continente chegando a ser o preferido nas cortes durante toda a renascença. Sua elegante e poética forma se manteve no imaginário coletivo através de iconografia, e mais tarde através do cinema, onde não era raro encontrar encenações de época onde trovadores utilizavam este instrumento. 

“O instrumento começou provavelmente com três cordas simples, e foi ganhando muitas mais ao longo dos séculos, até chegar ao ápice de sua glória no final do período barroco, na primeira metade do século XVIII, quando chegou a possuir 26 cordas, organizadas em ordens duplos”, contou.

No concerto ele vai tocar obras espanholas originais para violão, compostas entre finais do século XIX e meados do século XX. Na segunda parte, em fortíssimo contraste, música da renascença inglesa da mão de John Dowland, interpretada no alaúde”, disse o músico.

A igreja luterana fica na Rua Indonésia, 220, na subida do Cristo Luz.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -