- Publicidade -
- Publicidade -
20.7 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Conservatório de Música Popular de Itajaí lançou edital com 162 vagas e três novos cursos

O Conservatório de Música Popular de Itajaí Carlinhos Niehues lançou esta semana (5) o edital do processo seletivo para ingresso de novos alunos em 2024. 

A escola pública de formação profissional em música é mantida pelo Município de Itajaí, por meio da Fundação Cultural, e oferece cursos em 18 modalidades. 

Para o próximo ano, tem 162 vagas e estão previstos três novos cursos: cavaquinho, clarinete e violoncelo. 

- Publicidade -

As inscrições seguem até o dia 20 de novembro e podem ser feitas de forma on-line, clicando neste link.

Os cursos

Estabelecido em Itajaí há 16 anos, o Conservatório de Música oferece cursos com duração de três anos em opções de instrumentos como piano, acordeom, violão, cavaquinho, contrabaixo elétrico e acústico, guitarra, bateria, percussão, canto, saxofone, clarinete, flauta, trompete e trombone, violino, viola de arco e violoncelo. 

Os candidatos podem optar pelo curso no momento da inscrição e disputar as vagas disponíveis nos turnos matutino, vespertino ou noturno.

Além do instrumento específico, o aluno estudará as disciplinas prático-teóricas, como teoria musical, harmonia, rítmica, tecnologia em música, prática de conjunto, canto coral, arranjo e apreciação, totalizando 864 horas de formação. 

Os alunos selecionados são contemplados com uma bolsa de estudos subsidiada pelo Município de Itajaí e pela Fundação Cultural, portanto, não são cobradas mensalidades para frequentar o curso.

Provas de seleção

As provas de seleção ocorrerão em duas etapas e são eliminatórias. No dia 3 de dezembro, das 9h30 às 11h30, será a prova de teoria musical, e de 11 a 13 de dezembro as provas práticas de instrumento, em horários específicos para cada candidato. 

Os inscritos que atingirem média 6 na prova teórica estarão habilitados para realizar a prova prática, conforme edital publicado no site do Conservatório. 

- Publicidade -

seleção final se dará pela nota da prova prática.

Na prova de teoria musical serão avaliados conhecimentos básicos da música e sua aplicação. A avaliação abrange conteúdos como leitura na clave de sol e fá, regras de notação e grafia musical, unidades de tempo e de compasso e escalas. Já na prova prática deverá ser executada, no instrumento ou voz, conforme inscrição, uma peça de livre escolha e uma peça de confronto de seu instrumento, que está disponível aqui, além da leitura de partitura à primeira vista.

O Conservatório de Música Popular Carlinhos Nieuhues é uma realização do Município de Itajaí e da Fundação Cultural de Itajaí, em parceria com Associação Proarte de Itajaí. Fica localizado junto à Casa da Cultura Dide Brandão, mas interinamente, durante as obras de restauro da Casa, suas atividades acontecem na Univali e na Proarte.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -