- Publicidade -
- Publicidade -
29 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Escritor lança história em quadrinhos com super-herói de Balneário Camboriú

O escritor Elton Rodrigo Riffel, de Balneário Camboriú, lançou recentemente a História em Quadrinhos ‘Capitão Tarrafa: o defensor dos oceanos’, que traz elementos socioculturais da Praia de Taquaras, como a pesca da Tainha, as benzedeiras, além de elementos de educação ambiental. 

O protagonista é um super-herói com as cores de Balneário, que combate o vilão Dr. Microplástico.

Segundo Elton, a história foi inicialmente escrita pensando nos filhos, Gustavo e João Vicente, gêmeos de 1 ano e 5 meses, e Theodoro, de cinco anos, e seus coleguinhas do Núcleo de Educação Infantil (NEI) Taquaras, como reforço às atividades pedagógicas desenvolvidas, na compreensão de que haveria a necessidade de se criar um super-herói com elementos regionais, que estivessem em locais (cenários) conhecidos pelas crianças em seu dia a dia. 

- Publicidade -
(Divulgação)

“Sem aquela conhecida e já desgastada importação exagerada da cultura norte-americana. O Capitão Tarrafa é um super-herói com as cores de Balneário Camboriú e tem por missão defender as praias agrestes da poluição. Para isso, ele precisa fazer um duelo com o temível vilão Dr. Microplástico, em uma perseguição implacável que passa pelos arranha-céus e pontos turísticos da cidade”, diz.

Com ilustrações do artista plástico Alexandre Maleski, os quadrinhos apresentam um enredo leve, com elementos de identidade cultural das praias agrestes de Balneário Camboriú, como a pesca artesanal da tainha, benzedeiras e engenho de farinha. 

No último dia 17, as crianças da comunidade da Praia de Taquaras ouviram a contação de história do Capitão Tarrafa pelo próprio autor, em evento de Natal realizado pelo Grupo Arteiras de Taquaras e pela Associação de Moradores. (Divulgação)

Elton destaca o cuidado que teve enaltecer os elementos de educação ambiental e aponta que a história chama a atenção para se evitar que sejam despejados no mar as sacolas plásticas, garrafas pet, canudinhos e atenta para o conceito de ‘microplástico’, partículas muito pequenas oriundas de outros fragmentos plásticos maiores que acabam por prejudicam a vida marinha.

O escritor, que também é presidente do conselho escolar do NEI Taquaras, observa que a unidade foi por dois anos consecutivos vencedora da premiação nacional “Educador Nota 10”, com a coordenadora pedagógica Francieli Taborda, em 2023, e a professora Jaqueline Weiler, em 2022. 

“Pessoalmente destaco também o trabalho diferenciado das profissionais que preparam a alimentação escolar, a Andreia Longo e a Bárbara Vieira. Não poderia deixar de mencionar os esforços da diretora Regina Galdino. Esse ambiente de profissionais verdadeiramente comprometidos com a educação pública de qualidade é inspirador para a criatividade e iniciativas como a criação da revistinha em quadrinhos. Não são poucas as dificuldades que alguns pais, por meio do conselho escolar, enfrentam para conseguir obter com a prefeitura as tão solicitadas melhorias, mas, ainda assim, podemos dizer, com toda a segurança, que o NEI Taquaras é motivo de muito orgulho para a nossa comunidade, graças ao empenho das pessoas que fazem a diferença”, acrescenta.

Questionado pelo jornal sobre se pensa em buscar uma parceria com a prefeitura para divulgar a história para demais escolas da cidade, Elton conta que arcou com os valores de impressão para realizar o desejo de disponibilizar a história para todas as crianças do NEI Taquaras, mas disse que se dispõe a ceder gratuitamente a história para a Secretaria de Educação ou para a Secretaria do Meio Ambiente da cidade, para que, se desejarem, imprimam a HQ e distribuam aos alunos da rede municipal. 

“Caso se entenda que os elementos culturais ou elementos de educação ambiental constantes na HQ sejam relevantes”, completa.

- Publicidade -

A história em quadrinhos que se passa em Balneário está disponível na plataforma da Amazon (Kindle) em e-book (basta clicar aqui).

Sinopse da HQ

Pense em um super-herói. Pensou? Provavelmente, lembrou de algum personagem das Histórias em Quadrinho (HQ) norte-americanas, certo? Mas… já imaginou uma HQ de um super-herói brasileiro? E… se ele fizesse uma perseguição implacável a um temível vilão na cidade com os prédios mais altos do Brasil? E se o enredo também contasse um pouco das tradições culturais da pesca artesanal do litoral de Santa Catarina? E, quem sabe, ainda… houvesse uma “pegada” de educação ambiental?

Lendo a HQ para seus filhos (Divulgação)

Venha se divertir com seus filhos e apresentá-los ao Capitão Tarrafa: o defensor dos oceanos! Sempre que a praia estiver em perigo, conte com ele!

Saiba mais sobre o autor

Elton Rodrigo Riffel, servidor público da Justiça Federal, casado e pai de três meninos, vive há cinco anos na Praia de Taquaras, em Balneário Camboriú, onde procura envolver a família em atividades comunitárias, especialmente as relacionadas à educação infantil. É também autor do romance de ficção científica ‘Acrópole: Uma expedição no Porvir’ (saiba mais aqui), que  apresenta uma distopia pós-apocalíptica repleta de reflexões sobre o futuro da humanidade.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -