O escritor Elton Rodrigo Riffel, de Balneário Camboriú, lançou recentemente a História em Quadrinhos ‘Capitão Tarrafa: o defensor dos oceanos’, que traz elementos socioculturais da Praia de Taquaras, como a pesca da Tainha, as benzedeiras, além de elementos de educação ambiental.
O protagonista é um super-herói com as cores de Balneário, que combate o vilão Dr. Microplástico.
Segundo Elton, a história foi inicialmente escrita pensando nos filhos, Gustavo e João Vicente, gêmeos de 1 ano e 5 meses, e Theodoro, de cinco anos, e seus coleguinhas do Núcleo de Educação Infantil (NEI) Taquaras, como reforço às atividades pedagógicas desenvolvidas, na compreensão de que haveria a necessidade de se criar um super-herói com elementos regionais, que estivessem em locais (cenários) conhecidos pelas crianças em seu dia a dia.

“Sem aquela conhecida e já desgastada importação exagerada da cultura norte-americana. O Capitão Tarrafa é um super-herói com as cores de Balneário Camboriú e tem por missão defender as praias agrestes da poluição. Para isso, ele precisa fazer um duelo com o temível vilão Dr. Microplástico, em uma perseguição implacável que passa pelos arranha-céus e pontos turísticos da cidade”, diz.
Com ilustrações do artista plástico Alexandre Maleski, os quadrinhos apresentam um enredo leve, com elementos de identidade cultural das praias agrestes de Balneário Camboriú, como a pesca artesanal da tainha, benzedeiras e engenho de farinha.

Elton destaca o cuidado que teve enaltecer os elementos de educação ambiental e aponta que a história chama a atenção para se evitar que sejam despejados no mar as sacolas plásticas, garrafas pet, canudinhos e atenta para o conceito de ‘microplástico’, partículas muito pequenas oriundas de outros fragmentos plásticos maiores que acabam por prejudicam a vida marinha.
O escritor, que também é presidente do conselho escolar do NEI Taquaras, observa que a unidade foi por dois anos consecutivos vencedora da premiação nacional “Educador Nota 10”, com a coordenadora pedagógica Francieli Taborda, em 2023, e a professora Jaqueline Weiler, em 2022.
“Pessoalmente destaco também o trabalho diferenciado das profissionais que preparam a alimentação escolar, a Andreia Longo e a Bárbara Vieira. Não poderia deixar de mencionar os esforços da diretora Regina Galdino. Esse ambiente de profissionais verdadeiramente comprometidos com a educação pública de qualidade é inspirador para a criatividade e iniciativas como a criação da revistinha em quadrinhos. Não são poucas as dificuldades que alguns pais, por meio do conselho escolar, enfrentam para conseguir obter com a prefeitura as tão solicitadas melhorias, mas, ainda assim, podemos dizer, com toda a segurança, que o NEI Taquaras é motivo de muito orgulho para a nossa comunidade, graças ao empenho das pessoas que fazem a diferença”, acrescenta.
Questionado pelo jornal sobre se pensa em buscar uma parceria com a prefeitura para divulgar a história para demais escolas da cidade, Elton conta que arcou com os valores de impressão para realizar o desejo de disponibilizar a história para todas as crianças do NEI Taquaras, mas disse que se dispõe a ceder gratuitamente a história para a Secretaria de Educação ou para a Secretaria do Meio Ambiente da cidade, para que, se desejarem, imprimam a HQ e distribuam aos alunos da rede municipal.
“Caso se entenda que os elementos culturais ou elementos de educação ambiental constantes na HQ sejam relevantes”, completa.
A história em quadrinhos que se passa em Balneário está disponível na plataforma da Amazon (Kindle) em e-book (basta clicar aqui).
Sinopse da HQ
Pense em um super-herói. Pensou? Provavelmente, lembrou de algum personagem das Histórias em Quadrinho (HQ) norte-americanas, certo? Mas… já imaginou uma HQ de um super-herói brasileiro? E… se ele fizesse uma perseguição implacável a um temível vilão na cidade com os prédios mais altos do Brasil? E se o enredo também contasse um pouco das tradições culturais da pesca artesanal do litoral de Santa Catarina? E, quem sabe, ainda… houvesse uma “pegada” de educação ambiental?

Venha se divertir com seus filhos e apresentá-los ao Capitão Tarrafa: o defensor dos oceanos! Sempre que a praia estiver em perigo, conte com ele!
Saiba mais sobre o autor
Elton Rodrigo Riffel, servidor público da Justiça Federal, casado e pai de três meninos, vive há cinco anos na Praia de Taquaras, em Balneário Camboriú, onde procura envolver a família em atividades comunitárias, especialmente as relacionadas à educação infantil. É também autor do romance de ficção científica ‘Acrópole: Uma expedição no Porvir’ (saiba mais aqui), que apresenta uma distopia pós-apocalíptica repleta de reflexões sobre o futuro da humanidade.