- Publicidade -
- Publicidade -
26.4 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Feira de Robótica do projeto Oficinas de Balneário Camboriú apresentou 28 projetos no polo da Barra

Os 58 alunos da Oficina de Robótica do Centro Educacional de Atendimento no Contraturno (Ceac), da Secretaria de Educação de Balneário Camboriú, realizaram uma feira, esta semana, para apresentar os 28 projetos que elaboraram.

A Oficina de Robótica é uma das 20 opções do CEAC – Projeto Oficinas, que é uma Escola Membro da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). O CEAC tem sua sede na Rua Canelinha, 139, no Bairro dos Municípios e quatro polos: Praia Central, Barra; Parque Ecológico e Vila Real.

A Robótica foi implantada no CEAC, há seis anos, e atende alunos acima de 9 anos, no Polo da Barra.

A professora regente da Oficina, Elaine Novelletto Astorga disse que tem alunos do Nova Esperança, São Judas, Taquaras, mas a maioria é da Barra.

“Desenvolvemos atividades baseadas em projetos, onde os estudantes colocam em prática conhecimentos de elétrica, mecânica, programação, entre outros conceitos do currículo escolar de forma divertida”, contou Elaine.

Divulgação/CEAC

A oficina de robótica conta com ferramentas como solda, furadeira, chaves de fendas, entre outras; dispositivos eletrônicos programáveis, computadores e oferece E.P.I. (Equipamento de Proteção Individual).

Nesse ambiente é possível trabalhar com projetos, pesquisa, experimentação, análise e discussões em grupo. Eles podem aplicar conceitos, levando os estudantes a observar, a pensar e a questionar.

“Aqui os estudantes podem vivenciar o aprendizado, aplicam os conceitos estudados, e isso estimula a capacidade de pensar e buscar soluções aos problemas e desafios encontrados no decorrer do desenvolvimento dos projetos. Assim, a aprendizagem acontece como uma descoberta”, disse a professora Elaine.

Nos primeiros anos, a oficina atuava somente com eletrônicos obsoletos.

Periodicamente, a Oficina de Robótica ainda promove campanhas para coleta de eletrônicos obsoletos e participa de mobilizações como o “Lixo Zero Balneário Camboriú”. Esses eletrônicos são desmontados pelos estudantes para reutilizar alguns dispositivos eletrônicos em seus projetos.

 “Além de aprenderem a atuar com uma postura sustentável,   os estudantes podem levar para casa os seus projetos, os que são feitos com material reciclado” disse a professora Elaine Novelletto.

- Publicidade -

Com o passar do tempo, se viu a necessidade em usar uma linguagem de programação de alto nível, e graças a APP (Associação de pais e professores),  atualmente a Oficina de Robótica promove protótipos com linguagem Arduino. Entretanto, de acordo com a professora a oficina ainda carece de alguns materiais básicos e apresenta potencial para receber uma impressora 3D.

“Sabemos que estamos na quarta revolução industrial, marcada fortemente pela presença da IA (Inteligência Artificial), isso significa mudanças significativas para a sociedade. Novas profissões estão surgindo, e a única certeza que temos é que a maioria das novas profissões estará fortemente ligada às tecnologias, linguagem de programação. E a Robótica,  chegou inovando a educação para contribuir de forma promissora para o futuro dos nossos jovens ”, finaliza a professora Elaine Novelletto.

Divulgação/CEAC

A professora Elaine é graduada em Ciências Biológicas, Pós-graduada em Robótica Educacional e atualmente mestranda pela UFSC.

Ela promove cursos de formação para professores que desejam inovar sua prática pedagógica e assessoria para as escolas que desejam implantar Robótica Educacional.

“Além de aprenderem a atuar com uma postura sustentável, os estudantes podem levar para casa os seus projetos, os que são feitos com material reciclado” disse a professora Elaine Novelletto.

Para os interessados, é importante saber que a Oficina de Robótica recebe jovens de 9 a 17 anos. As vagas, primeiramente são para os alunos (as) já matriculados, o período de matrículas novas e rematrículas será divulgado no site da Prefeitura. 

Mais informações no (47) 3267-7017 – sede ou (47) 3267-7072 Polo Barra.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -