- Publicidade -
- Publicidade -
16.7 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Grupo Eranos, de Itajaí, comemora 12 anos, com exposição que inaugura nesta segunda

O Eranos Círculo de Arte, grupo artístico itajaiense, comemora o seu aniversário com a abertura da exposição especial ‘12 tempos de Eranos’, que inaugura nesta segunda (31), às 19h30, no hall térreo do Sesc Itajaí. 

A exposição resgata os 12 anos do Eranos e contou com a curadoria da curadora catarinense Juliana Crispe. 

A entrada é gratuita e aberta ao público. 

- Publicidade -

O evento é a ação final de um projeto maior do coletivo, também chamado “12 tempos de Eranos”, que foi contemplado pela Lei de Incentivo à Cultura de 2021 e tem renúncia fiscal da Brasfrigo.

A curadora Juliana Crispe destaca que Eranos é um corpo-múltiplo essencial para a arte catarinense e que, em seus 12 anos, constituiu uma cartografia a partir da relação e dos atravessamentos de sua vasta produção com o público, com o outro. 

“Nessa exposição, o que temos é esse corpo-vivo, uma constelação, pontos conectáveis que contam pela pluralidade e pelas diferenças sobre Eranos. Uma exposição-ação, que se monta, desmonta e se modifica em seu processo. Desse modo, produzir uma exposição é realizar uma montagem móvel que convida o corpo do espectador a percorrer o ambiente, um espaço que fala sobre o passado e que reconfigura o presente do coletivo, na montagem de tempos e lugares diferentes que promove essa carta estelar”, comenta. 

Projeto ‘12 Tempos de Eranos’

O projeto “12 tempos de Eranos” teve como proposta pesquisar sobre os processos híbridos de criação artística do Eranos Círculo de Arte envolvendo arte e tecnologia, arte urbana, performance, teatro de animação, e poesia e arte para a primeira infância, após mais de uma década de existência e resistência do grupo. Toda a pesquisa foi orientada e acompanhada por Juliana Crispe. Além da pesquisa, o projeto abarcou oficina e exposição em comemoração aos 12 anos de aniversário do grupo artístico itajaiense.

O grupo Eranos

O Eranos Círculo de Arte é um grupo artístico nascido em Itajaí, em 2010. É formado por artistas da cidade que se unem no desejo de pesquisar arte contemporânea e possibilidades de criações híbridas entre teatro, poesia, artes visuais e tecnologia, unindo experiências artísticas intensas que vivenciaram ao longo de suas trajetórias individuais, incluindo experiências fora do país. Ao longo de 12 anos, o grupo intensificou sua pesquisa em arte e tecnologia, criando trabalhos que vão desde arte urbana, performance, instalações e experiências de poesia, teatro de animação com uso de tecnologia 3D até teatro para a primeira infância, este último levando o grupo a uma significativa projeção nacional, sendo comparado por críticos a companhias importantes no cenário do teatro para primeira infância no Brasil. 

Nos últimos 11 anos, o grupo investiga continuamente teatro para primeira infância, estabelecendo parcerias de pesquisa com escolas públicas municipais, fazendo residências com artistas, grupos, pesquisadores de outros estados e países e inserindo-se em diálogos constantes com artistas e especialistas sobre arte para primeira infância. 

Eranos é uma palavra de origem grega que significa ‘banquete’. Um banquete em que não há um anfitrião, mas em que todos participam contribuindo com aquilo que desejarem, uma taça de vinho, um poema, um alimento, uma flor. A origem da palavra dialoga com a proposta do grupo de artistas que vêm de formações diversas, e tem seu foco de interesse na pesquisa de processos híbridos de criação nas áreas do teatro, artes visuais e literatura. 

- Publicidade -

Texto: Camila Gonçalves

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -