O Grupo Mateada Tradição Gaúcha comemorou cinco anos em Balneário Camboriú, em tarde festiva, na Secretaria da Pessoa Idosa (SPI), nesta quinta-feira (25).
Várias apresentações animaram o público presente: o grupo de cantores da AGASC, com o Hino do Rio Grande do Sul e a música Querência Amada; o declamador Dediel de Campos Martins, com a poesia Prece do Gaúcho; o Grupo de Dança Tertúlia do Litoral, com grupo Mirim e Adulto e o show da seresteira Eulina Silveira, 92 anos, que cantou o Hino de Balneário Camboriú e brindou os presentes com um repertório de músicas antigas.
Casais representando grupos tradicionalistas do Rio Grande do Sul desfilaram com seus trajes gaúchos e dançaram uma chamamé. Entre os grupos tradicionalistas, o CTG Cola Atada e Grupo de Dança Estilo Serrano. O baile foi por conta dos cantores Rafael Juan e Nereu Barbieri.
O Grupo Mateada Tradição Gaúcha surgiu em agosto de 2017. Formado por idosos que se reúnem às quintas-feiras para prosear, beber um mate e dançar as músicas tradicionalistas do Rio Grande do Sul. Os encontros são abertos para todos os idosos da cidade.
“Começamos com 20 pessoas e hoje temos um público diferenciado, com paranaenses, catarinenses, gaúchos, paulistas até mesmo quem vem de fora do Brasil estão participando conosco. Assim enchemos o nosso coração de alegria e não deixamos a nossa tradição para trás, mesmo morando há 25 anos em Balneário Camboriú”, disse a coordenadora, idealizadora e fundadora Delaide Campos Martins.
A SPI é localizada na Rua 1822, nº 614, no Centro de Balneário Camboriú.