O Laboratório de Autoria é um programa de imersão, pensamento e aceleração de ideias criativas, com mentoria especializada e o intuito de exteriorizar obsessões artísticas, através de técnicas de escrita criativa junto a fotografia e música. Uma oportunidade única para os artistas da cidade trocarem experiências sobre seus trabalhos e vivenciarem um espaço em ebulição: imersos na criação e em meio à arte.
A iniciativa foi contemplada pela Lei de Incentivo à Cultura de Balneário Camboriú (LIC 2022), da Fundação Cultural (FCBC), o que permite consolidar um espaço de concentração, pesquisa e criação que possibilita a troca de experiências, linguagens, conhecimentos e realidades em conjunto com outros artistas, contribuindo para a transformação e entendimento do seu próprio trabalho através da mediação de mentores especializados: Carlos Henrique Schroeder, Fliblio Ferreira e Brianne Lee.
As inscrições são gratuitas e estão abertas até o próximo dia 19 através do link https://forms.gle/gnuN1hZESE7aDThY9.
Uma equipe de seleção limitará o número de participantes a 15 artistas que participarão de intensas atividades na Arthousebc (Rua São Paulo 581-1, Balneário Camboriú), com início às 17h do dia 27/10 e término no dia 29/10 às 20h, onde, sob a luz da escrita criativa, serão observadas obras de artistas visuais, cineastas, músicos, escritores e performers, e disso surgem propostas de atividades para o desencadeamento de produção textual, cujo resultado será editado em um livro digital, lançado durante evento em parceria com a Santo Livro Bookstore Livraria, Cineramabc Filmes, Virtuose Produções Artísticas e Design Produções.
O resultado da residência será a criação de diversos contos dialogando com música e fotografia que, por meio da contrapartida da proponente, serão reunidos em um livro digital (pdf de alta resolução, com capa, ISBN, ficha catalográfica) disponibilizado gratuitamente no site da Santo Livro, Design Produções, Arthousebc e da Fundação Cultural de Balneário Camboriú.
A oficina e a Mentoria
As relações entre literatura e artes plásticas/cinema/música têm um histórico muito rico, nas mais variadas formas. Há, por exemplo, os artistas com trabalhos realizados a partir de obras literárias e/ou que também escrevem profissionalmente, assim como escritores que produzem poemas, contos, ensaios ou textos inclassificáveis com base em obras de arte. E isso é só uma parte do enorme potencial de diálogo entre palavra e imagem e sons.
Esta oficina explora o entrecruzamento entre literatura e arte, combinando análises de obras literárias, visuais e musicais e exercícios de escrita propostos aos participantes, que são discutidos ao longo dos encontros.
Mediadores
Carlos Henrique Schroeder (Trombudo Central, 1978), é autor de “Ensaio do vazio”(7Letras, 2007), adaptado para os quadrinhos; da coletânea de contos “As certezas e as palavras” (Editora da Casa, 2010), vencedora do Prêmio Clarice Lispector, da Fundação Biblioteca Nacional, e do romance “As fantasias eletivas” (Record, 2014), em adaptação cinematográfica e lançado na Espanha pela Maresia Libros. Esse livro também foi leitura indicada nos vestibulares UFSC, UDESC e Acafe nos anos de 2016 e 2017.
Publicou também “História da chuva” (Record, 2015), obra contemplada pela bolsa Petrobras Cultural.
Em 2020, lançou “Aranhas” (Record), com narrativas breves inspiradas em espécies de aranhas.
Tem contos traduzidos para o inglês, alemão, espanhol e islandês.
Fliblio Ferreira é vencedor de alguns importantes prêmios de composição erudita do país, entre eles o Prêmio Funarte de Composição Clássica e o Prêmio Nacional de Composição Música Hoje.
Graduou-se no Curso Superior de Composição e Regência e em Licenciatura em Música, EMBAP.
Concluiu o Bacharelado e a Licenciatura em Letras, ambos na UFPR, e se especializou em Análise Musical pela EMBAP.
É mestre em música e tecnologia pela UNESP e doutorando em música e tecnologia pela Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP.
Brianne Lee tem cerca de 11 anos de experiência nas áreas de fotografia e audiovisual. Em 2011, participou da sua primeira exposição como fotógrafa, onde foi a única participante a utilizar da técnica de captura por câmera analógica, o que lhe resultou a capa do convite.
No ano seguinte, criou o Analogic Wonderland, evento que reunia artistas e simpatizantes para mostrar seus trabalhos e discutir sobre artes.
No mesmo ano participou de sua primeira exposição internacional. Ao longo dos anos seguintes, foi capa para o livro de poesias do escritor Lucas Schlemper, lançado em Portugal, conduziu a Whatever Feira de Artes em parceria com Mauricio Kehl, tornou-se representante da Câmara Setorial de Artes Visuais e vice-presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Balneário Camboriú.
Em 2021, criou o projeto Conheça Um Artista e ArteBC.com através da Lei Aldir Blanc.
Dentre sua carreira, destacam-se os trabalhos prestados a bandas por meio da produção de capas de álbuns virtuais, CDs e vinis para diversos segmentos da música.
Atualmente, atua como gaffer, tradutora e assistente de produção na área audiovisual e administra o Analogic Wonderland Lab, onde atua principalmente como laboratorista de revelação de películas analógicas.
Cronograma da Residência
- 27/10 – Quinta-feira
- 17h00 – Credenciamento
- 18h00 – Abertura
- 19h00 às 24h00 – Oficina / Mentoria / Fruição
- 28/10 – Sexta-feira
- 19h00 às 04h00 – Oficina / Mentoria / Fruição
- 29/10 – Sábado
- 14h00 às 20h00 – Oficina / Mentoria / Fruição
- 20h00 – Encerramento
Carga horária total da oficina/mentoria: 20 horas
O local
A Arthousebc é o espaço capaz de oferecer essa experiência para o laboratório. O referido espaço é um dos mais ativos centros artísticos e culturais de Balneário Camboriú e Santa Catarina, e no auditório livre tem capacidade de receber até 120 pessoas, mas trabalharemos com apenas 15% do máximo de 25% da ocupação total (15 artistas, 1 mentor, 1 produtor-executivo e 1 produtor local), em respeito à segurança dos participantes durante a pandemia.
Regras
Todos os participantes assinarão um termo de aceite de regras da Residência (horários de descanso, barulho, frequência integral, medidas preventivas do Covid-19) para uma convivência harmoniosa e para evitar que haja qualquer infração (consumo de substâncias ilícitas, atos libidinosos) que possa recair sobre o projeto. O descumprimento das regras implicará a expulsão do envolvido, responsabilização individual e possível enquadramento legal.
Vagas
Em consonância com as políticas públicas de igualdade, as 15 vagas serão assim dispostas:
– 10 vagas diretas (por mérito e seleção da mentoria, com paridade garantida: 5 mulheres e 5 homens)
– 2 vagas indicadas pela FCBC, como contrapartida (desde que os indicados sejam maiores de 18 anos e com trabalho artístico consistente)
– 1 vaga garantida para artista negro (caso não haja inscritos negros, reverte-se para vaga direta)
– 1 vaga garantida para artista indígena (caso não haja inscritos indígenas, reverte-se para vaga direta)
– 1 vaga garantida para artista trans (caso não haja inscritos trans, reverte-se para vaga direta)
Critérios de seleção das vagas
Os critérios de seleção pela mentoria para as vagas diretas são: potencial artístico futuro, já ter executado ao menos algum trabalho artístico que mescle duas ou mais linguagens artísticas, originalidade dos trabalhos artísticos já executados, ter algum projeto em desenvolvimento que mescle duas ou mais linguagens e familiaridade com a produção textual.
Arthousebc / Rua São Paulo 581-1 / Bairro dos Estados / Balneário Camboriú
Inscrições: https://forms.gle/gnuN1hZESE7aDThY9
Apoio: Arthousebc / Comunica / Design Produções / Virtuose / Santo Livro Bookstore Livraria
fonte: Arthousebc | Cineramabc Filmes e Produções Artísticas