As composições de Villa-Lobos, Geminiani, Mozart, Borodin e Mendelssohn, ícones da música de todos os tempos, são revitalizadas pela Orquestra de Cordas da Ilha no espetáculo, com entrada gratuita, em Balneário Camboriú, no próximo dia 29, na Igreja Luterana Martin Luther, no Bairro das Nações.
Nos últimos anos, a cada apresentação pelos palcos de Santa Catarina, a Orquestra de Cordas da Ilha ganha novos admiradores e é hoje um dos grupos mais aplaudidos no gênero.
O diretor artístico da Orquestra há mais de 10 anos, Marcos Pablo Dalmacio, disse que é sempre uma grande alegria poder apresentar novamente a orquestra em Balneário Camboriú.
“A Orquestra de Cordas da Ilha está conformada por músicos profissionais de excelência, conta com uma trajetória de mais de 15 anos, com concertos por todo o estado de Santa Catarina. A programação é sempre cuidadosamente escolhida, trazendo ao público obras pouco conhecidas, inclusive de compositores famosos”, disse Dalmacio.
Neste concerto a orquestra apresentará uma apurada seleção dos maiores sucessos da música clássica internacional.
A programação do próximo dia 29 contém obras de diversos períodos e estilos musicais, desde a Itália do século XVIII até o Brasil do século XX, passando pela Áustria, Alemanha e Rússia.
Um dos destaque são as obras de Villa-Lobos, escritas para violão e arranjadas para cordas por Marcos Pablo Dalmacio.
A orquestra apresenta duas obras em vários movimentos de grande contraste entre si: um concerto grosso do compositor italiano Francesco Geminiani e o divertimento de um Mozart ainda adolescente, com completo domínio da técnica da composição.
O famoso noturno de Borodin coloca a nota lírica e romântica do programa, considerada a mais bela de toda a música de câmara russa. E finaliza a apresentação com a intensa obra de Mendelssohn , uma prova do virtuosismo da orquestra de Cordas da Ilha.

Serviço
- O quê: Concerto da Orquestra de Cordas da Ilha
- Quando: 29/9/2023 (entrada gratuita)
- Onde: Igreja Luterana Martin Luther, Rua Indonésia, 220, na subida do Cristo Luz
- Hora: 19h30min