- Publicidade -
- Publicidade -
27.9 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Os cuidados pela sobrevivência dos filhotes de cavalos-marinhos que nasceram no aquário de Balneário Camboriú 

Foi notícia nacional o nascimento de cavalos-marinhos da espécie Hippocampus reidi no aquário de Balneário Camboriú, o Oceanic Aquarium, na última terça-feira (16). Agora, a equipe técnica trabalha para fazer com que o maior número de filhotes sobreviva.

Pela primeira vez, a equipe do Oceanic conseguiu registrar o nascimento dos animais, conhecidos como cavalos-marinhos-de-focinho-longo. Quem gravou o vídeo que rodou o Brasil foi Tamiane Laffer, líder de manejo do Oceanic Aquarium. 

Ela conta que a gestação dura em média um mês, e apesar de na natureza outras espécies assumirem o papel de mãe, os cavalos-marinhos são a única em que o macho choca e dá luz aos filhotes – como foi visto no vídeo, sendo que nascem em média de 300 a 500 de uma vez.

- Publicidade -
(Foto Ana Cirico/Tamiane Laffer)

Após o nascimento, os filhotes foram colocados em um aquário separado, onde são alimentados (com pequenos crustáceos, camarões e plânctons).

“Nesse aquário separado, que é menor, conseguimos ter os parâmetros da água. Crescendo, eles voltam para o aquário com os adultos”, explica Tamiane.

Por ser grande a quantidade de filhotes, muitos não sobrevivem – acredita-se que somente cerca de 3% dos filhotes de cavalo-marinho devem sobreviver, mas o esforço da equipe técnica agora está em fazer com que o maior número de filhotes consiga se desenvolver e voltar ao aquário com os adultos – 48 ao total, que vieram da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) (esta é, segundo a assessoria do Oceanic, a segunda geração dessa espécie que nasce sob cuidados humanos).

Pinguins devem nascer em breve

O casal de pinguins do Oceanic Aquarium, Chandler e Rachel (todos eles possuem nomes de personagens da famosa série Friends) também devem ser ‘papais’ em breve. A dupla, da espécie Pinguim-de-magalhães (Spheniscus magellanicus), se reveza nos cuidados com dois ovos. É a primeira vez que a espécie se reproduz no aquário e os filhotes devem nascer em breve – foram instaladas câmeras para que a equipe do Oceanic consiga acompanhar tudo.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -