- Publicidade -
- Publicidade -
22.5 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Podcast conta a história de refugiados de Angola em Itajaí

“Além do Atlântico” é um podcast documentário sobre oito famílias africanas que atravessaram o oceano Atlântico em barcos de pesca em 1975 e se estabeleceram em Itajaí. A estreia será neste sábado, 11.

Em 1975 Angola deixava o domínio português e mergulhava em quase três décadas de guerra que deixou mais de 500 mil mortos e mais de um milhão de refugiados. Em novembro daquele ano, oito famílias de uma vila de pescadores fugiram pelo único caminho possível: o oceano Atlântico.

A jornalista Adelaine em ação (Foto Flávio Oliveira)

A história emocionante desta travessia, da chegada e da permanência dessas famílias em Itajaí, estará disponível no “Além do Atlântico”, podcast documentário que estreia neste sábado (11), às 11h, nas principais plataformas de áudio. Com produção e direção da jornalista Adelaine Zandonai, o projeto foi gravado com o jornalista André Pinheiro, nos estúdios Café Maestro e realizado com patrocínio da Prefeitura de Itajaí e da Fundação Cultural de Itajaí, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do município, com apoio do Instituto Sorrir.

- Publicidade -
Os jornalistas Adelaine e André Pinheiro (Foto Vanessa Lima)

Entre os entrevistados estão angolanas, angolanos e cabo-verdianos que realizaram a travessia, pessoas que foram fundamentais para a permanência do grupo em Santa Catarina e também lideranças e personalidades da comunidade negra de Itajaí.

“É uma história surpreendente, com personagens que trazem em riqueza de detalhes o contexto da época, os desafios e as superações que viveram. São eles, revisitando e compartilhando conosco suas próprias histórias, de forma emocionante”, conta a jornalista Adelaine Zandonai.

O projeto tem a revisão e a checagem de João de Deus Peixoto Brito, o Joca, que tinha 13 anos quando chegou em Itajaí a bordo do barco Pioneiro e atualmente preside a Associação dos Naturais e Amigos de Angola (ANANG).

“Falamos sobre o que aconteceu na década de 70, numa história que tem como pano de fundo a Guerra Fria, e que, invariavelmente, nos remete a tantas outras diásporas de fugitivos de guerra de diversas partes do mundo hoje em dia”, afirma a diretora do projeto.

Os registros fotográficos catalogados durante a pesquisa foram disponibilizados ao Arquivo Histórico Municipal. Todo o conteúdo do podcast estará disponível gratuitamente nas principais plataformas de áudio (youtube e spotify), com episódios liberados a partir deste sábado.

Lançamento oficial será na festa da ANANG

O lançamento do podcast “Além do Atlântico” será no dia 11 de novembro, durante a “Festa da Independência de Angola”, promovida pela ANANG, em Itajaí.

Realizado há mais de 20 anos, o jantar da ANANG terá a participação da maior parte dos entrevistados e é aberto ao público, com deliciosas comidas típicas de Angola, música e muita dança.

Os ingressos para o jantar custam R$ 60 e podem ser adquiridos antecipadamente com Graça e/ou Joca, representantes da ANANG, pelos números (21) 97928-9204 e (47) 99906-0974.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -