- Publicidade -
- Publicidade -
26.1 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Téspis Cia de Teatro estreia espetáculo infantil em Itajaí

“A maravilhosa princesa das bolinhas” será apresentada na Itajaí Criativa - residência artística de forma gratuita, especialmente, para crianças entre 6 e 10 anos.

“A maravilhosa princesa das bolinhas”, décimo quarto espetáculo montado para infâncias pela Téspis Cia de Teatro, grupo teatral de Itajaí, será apresentada na Itajaí Criativa – residência artística em 09 de 10 de dezembro (sábado e domingo), às 18h. 

A entrada para a apresentação é gratuita, e os ingressos serão distribuídos com 1h de antecedência no local do evento. Haverá limite de lugares. 

“A maravilhosa princesa das bolinhas” é um solo de Denise da Luz, e busca dialogar com as crianças a partir de uma imersão lúdica e sensorial em um mundo feito de bolinhas. Com classificação indicativa livre, a peça é sugerida para o público de 6 a 10 anos.

- Publicidade -
(Foto Sarah Uriarte)

O espetáculo teatral apresenta em sua linguagem hibridismo entre atuação e elementos audiovisuais. Desta forma, a atriz Denise da Luz se relaciona e interage com as imagens propostas, apoiada por ambientação sonora original e luz negra, criando um ambiente lúdico e fantástico, que se propõe a dialogar com as crianças para além da narrativa. A peça não possui palavras articuladas e não se propõe a contar uma história com começo, meio e fim. Sua narrativa é construída a partir do corpo da atriz, do espaço cênico, dos sons e imagens, convidando a plateia a experimentar um jogo sensorial.

“A Téspis vem buscando, cada vez mais, através de suas peças infantis, dialogar com as crianças contemporâneas, que estão, entre outras coisas, fortemente influenciadas pela tecnologia. Nesse caso, os recursos tecnológicos estão à serviço da criação artística e estabelecem uma rápida empatia com o público-alvo, que identifica elementos de ‘seu universo’ postos na cena”, acrescenta a atriz Denise da Luz.

Homenagem para Max Reinert

A estreia do espetáculo será dedicada ao diretor, ator e dramaturgo e também fundador da Téspis Cia de Teatro que completa 30 anos de existência em 2023, Max Reinert, que faleceu em julho do corrente ano.

“A maravilhosa princesa das bolinhas” é livremente inspirada na obra da artista plástica e escritora japonesa Yayoi Kusama, que possui forte influência do surrealismo, modernismo e minimalismo. O seu trabalho apresenta a mistura de diversas técnicas, além de uma característica marcante: a obsessão por bolas e pontos.

A peça teatral foi dirigida inicialmente por Max Reinert (diretor artístico do grupo que faleceu em julho deste ano) e, em seguida, por Hedra Rockenbach. 

A diretora agrega ao processo a partir da sua experiência em tecnologia, utilizando-se inclusive de inteligência artificial para a criação de algumas imagens. 

Ela que também criou e opera a luz e a trilha sonora, estabelecendo um jogo ao vivo com a atriz Denise da Luz, propondo diálogos em tempo real entre imagens e corpo, possibilitando um ambiente imersivo, divertido e provocante.

- Publicidade -

O espetáculo teatral é viabilizado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura, com o patrocínio da Fundação Cultural de Itajaí e Prefeitura de Itajaí, e conta com renúncia fiscal da Unimed Litoral. 

Também tem o apoio da Procave Incorporações e da Itajaí Criativa – residência artística. Na mesma semana de estreia ao público espontâneo, haverá duas apresentações fechadas para o público da APAE de Itajaí, como contrapartida social do projeto. A estreia de “A maravilhosa princesa das bolinhas” marca a comemoração de 30 anos de atividades ininterruptas da Téspis Cia de Teatro que, além desta peça, está preparando uma série de ações para o próximo ano.

Sinopse “A maravilhosa princesa das bolinhas”

O espetáculo propõe uma imersão lúdica e sensorial em um mundo feito de bolinhas. Livremente inspirado na obra da artista japonesa Yayoi Kusama, apresenta o trajeto de um corpo no espaço que ao relacionar-se com o ambiente à sua volta, vai se tornando ele próprio. Cenários, luz negra, elementos cênicos, ambientação sonora e imagens criadas por inteligência artificial aliados ao corpo da atriz, ajudam a criar este universo fantástico que convida a plateia a imaginar suas próprias histórias.

Classificação indicativa: livre (sugerido para crianças entre 6 e 10 anos)

Serviço:

  • O quê: Espetáculo para crianças “A maravilhosa princesa das bolinhas”, da Téspis Cia de Teatro
  • Data: 09 e 10 de dezembro de 2023 (sábado e domingo)
  • Horário: 18h
  • Local: Itajaí Criativa – residência artística (R. Dr. Pedro Ferreira, 222, Centro, Itajaí/SC)
  • Entrada Gratuita (ingressos distribuídos com 1 hora de antecedência no local do evento)
  • Atenção: lugares limitados
  • Mais informações: 47 99990-1516 (Denise da Luz)

Ficha Técnica:

  • Atuação e produção executiva: Denise da Luz
  • Direção, ambientação sonora, vídeos, iluminação e operação técnica: Hedra Rockenbach
  • Dramaturgia: Denise da Luz e Hedra Rockenbach
  • Figurinos e adereços: Leandro Cardoso
  • Confecção da máscara: Cidval Batista
  • Costuras: Lélia Machado de Melo e Leandro Cardoso
  • Cenários: Max Reinert e Leandro Cardoso
  • Cenotécnico: Jociel Escolástico
  • Designer gráfico: Daniel Olivetto
  • Fotografia: Sarah Uriarte
  • Assessoria de imprensa: Camila Gonçalves
  • Realização: Téspis Cia de Teatro
- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -