- Publicidade -
- Publicidade -
16.2 C
Balneário Camboriú

Março Azul para prevenir câncer colorretal

Página 3 no Instagram
- Publicidade -
- Publicidade -

Leia também

Trecho na Rua 2.450 foi interditado por risco de desabamento

A BC Trânsito informou, no final da manhã desta sexta-feira (27), a necessidade de interdição pela Defesa Civil de...

Arraiás, Festa do Peixe, concertos e mais atrações especiais em Balneário e região

O fim de semana chegou e será movimentado em Balneário Camboriú e região com feiras, shows, baladas, apresentações de...

Moradores em situação de rua agrediram e roubaram homem no Centro de Balneário Camboriú

Na noite de quarta-feira (25), no Centro de Balneário Camboriú, um homem, de 42 anos, foi abordado por dois...
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

O Março Azul foi criado para alertar a população sobre a importância da prevenção ao câncer colorretal, que apesar de não ser muito citado, é o terceiro que mais causa mortes no Brasil. 

De acordo com a Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (Sobed), a chance de uma pessoa desenvolver a doença é de 4,3% e é mais comum depois dos 45 anos, tanto em homens quanto em mulheres. Segundo a Sobed, 85% dos casos são diagnosticados em fase avançada, diminuindo as chances de cura. 

O coloproctologista Rafael Felix Schlindwein, do Hospital Marieta, disse que alguns sinais precisam ser levados em consideração, como forma de prevenção. 

“Apesar de a fase inicial ser silenciosa, alguns sintomas podem trazer um alerta, como emagrecimento sem motivo, sangue nas fezes, alteração intestinal, como diarréia ou intestino preso, além de dor abdominal. Caso veja algum desses sintomas, é importante procurar um especialista (coloproctologista), ou até mesmo um clínico geral, para fazer exames”, explica.

Se a pessoa tiver histórico de câncer colorretal na família, é preciso ter atenção redobrada, sendo importante fazer o acompanhamento médico.

- Continue lendo após o anúncio -

“Vale ressaltar que as chances de cura são grandes quando a doença é descoberta logo no início, na casa dos 95%. Depois de realizar os tratamentos, também é necessário fazer o acompanhamento médico com exames para detectar possíveis recidivas”, finaliza o doutor Rafael.

Campanha de conscientização

Durante todo o mês de campanha de conscientização do Março Azul, serão feitas diversas ações pelo país, assim como a iluminação azul em pontos das cidades. No Hospital Marieta também haverá a luz azul, além de ações internas de conscientização com os colaboradores e materiais visuais para que pacientes e acompanhantes que passam pelo local também aprendam sobre a importância da prevenção.

Fonte: Oficina das Palavras

- publicidade -
Clique aqui para seguir o Página 3 no Instagram
Quer receber notícias do Página 3 no whatsapp? Entre em nosso grupo.
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas