O vereador Eduardo Zanatta embarca nesta terça-feira (22) para a conferência internacional ‘Bharat Summit 2025’, que acontece na cidade de Hyderabad, na Índia, para discutir democracia, paz e justiça internacional. Zanatta representará Balneário Camboriú e participará de um painel sobre justiça social e pluralidade democrática.
Zanatta relatou ao Página 3 que foi convidado pelo governo da Índia, que pagará 100% de suas despesas, e irá participar de um painel no sábado (26) sobre justiça social e pluralidade democrática.
“Neste painel vai participar também uma parlamentar da Hungria, e ainda representantes da Espanha, Argentina e Chile, mas vão participar do evento em si lideranças políticas do mundo inteiro. É um orgulho (representar Balneário Camboriú), pois mostra que o trabalho local que fazemos vem rompendo fronteiras, está sendo reconhecido nos principais eventos internacionais, e isso é algo de se orgulhar, porque é um convite para levar o debate que fazemos em Balneário em fronteiras tão distantes”, disse.
O vereador disse que espera poder trazer da Índia experiência e debates internacionais, como já fez no encontro sobre desenvolvimento sustentável, enfrentamento à extrema direita em Balneário Camboriú e mudanças climáticas.
“Irão mais brasileiros para esta conferência, como duas deputadas federais, mas de vereador será somente eu. Vale destacar que é um convite sem custos para a Câmara, tudo custeado pelo governo da Índia”, acrescentou.
Zanatta comentou ainda sobre a importância desses espaços e que durante seu mandato não foi o primeiro convite internacional que recebeu. Na última legislatura (2020/2024) ele participou do evento da Comunidade dos Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac) com a União Europeia, na Bélgica, na 28ª Conferência do Clima das Nações Unidas (COP-28), no Emirados Árabes Unidos, na Conferência Internacional sobre Democracia e Economia, que também aconteceu na Índia, onde retorna agora e ainda na VI Conferência Internacional pelo Equilíbrio do Mundo, que aconteceu em Cuba.
“Sempre surgem esses convites através de organizações internacionais e movimentos políticos que são referências a nível internacional. Eu embarco nesta terça (22), mas só chegarei na quinta (24), porque são dois dias de viagem. A conferência começa sexta (25) e eu vou participar do painel no sábado, dia 26, e já retorno em seguida, chegando em Balneário na próxima segunda-feira (28)”, completou.