O 5 de outubro, Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa, é uma data de reconhecimento e comemoração para milhões de empreendedores em todo o Brasil. Em Balneário Camboriú, o presidente da Associação de Micro e Pequenas Empresas (Ampe), Antônio Demos, destacou a trajetória histórica do setor, suas conquistas e os desafios que ainda persistem.
Conquistas históricas

Segundo Demos, até as décadas de 1960 e 1970, as pequenas empresas recebiam praticamente o mesmo tratamento que grandes corporações, o que limitava sua participação no desenvolvimento econômico.A virada começou na década de 1980, em Santa Catarina, com movimentos que levaram à inclusão, em 1988, de artigos na Constituição Federal garantindo tratamento diferenciado às micro e pequenas empresas.
A partir daí, importantes avanços surgiram, como o Estatuto da Micro e Pequena Empresa (anos 1990), a Lei Geral (2006) e a criação do Simples Nacional, que simplificou a cobrança de impostos e se consolidou como uma das maiores conquistas do setor.
“É uma bandeira que defendemos até hoje, inclusive junto à Comissão da Reforma Tributária, porque entendemos que não deve haver retrocessos no que já funciona”, afirmou o presidente.
O marco do MEI e a democratização do crédito
Outro avanço destacado foi a criação do Microempreendedor Individual (MEI), em 2008, que abriu caminho para que trabalhadores autônomos pudessem formalizar seus negócios e até contratar funcionários.
“Muitos empresários que hoje são médios começaram como MEI, tiveram oportunidade e um tratamento diferenciado”, lembrou Demos.
O presidente também ressaltou a importância de políticas de crédito, lembrando que, há pouco mais de uma década, pequenos empresários tinham dificuldade quase intransponível de obter financiamento.
O surgimento de programas como o Pronampe, além do fortalecimento das cooperativas de crédito e iniciativas do Sebrae, como o programa Acredite, ajudaram a democratizar o acesso a recursos.
Balneário Camboriú: cidade empreendedora
Os números locais também demonstram a força dos pequenos negócios. Somente em 2024, foram abertas 6.728 novas empresas em Balneário Camboriú, contra 3.582 encerradas, resultando em um saldo positivo de 3.146.
No total, o município conta hoje com cerca de 44 mil empresas de pequeno porte, o que representa quase três negócios para cada habitante permanente.
“Esse desempenho acima da média estadual fez Balneário Camboriú ser reconhecida como a cidade mais empreendedora de Santa Catarina em 2024”, destacou Demos.
Inovação como chave para o futuro
Apesar dos avanços, Demos alerta que o segmento precisa cada vez mais de qualificação, modernização e inovação.
“A inovação não é apenas tecnologia, mas também a capacidade de criar alternativas para acompanhar a evolução do mercado. Enquanto as grandes empresas têm estrutura para isso, a pequena acaba dependendo de apoio, e é aí que entra a Ampe”, explicou.
O papel da Ampe e a força da representatividade
Atualmente, a Ampe de Balneário Camboriú reúne 330 associados, número que cresceu 15% neste ano. A entidade atua em três níveis: municipal (Ampe), estadual (Fampesc) e nacional (Conampe), sempre na defesa de políticas públicas que garantam competitividade e sobrevivência dos pequenos negócios.
“Nosso trabalho não é buscar privilégios, mas sim garantir condições para que as micro e pequenas empresas possam competir, ter acesso a crédito, segurança em financiamentos e apoio em gestão, jurídico e questões burocráticas. Assim, o empresário pode se concentrar no que sabe fazer: tocar o seu negócio”, reforçou.
Programação especial
Para marcar o mês de celebrações, a Ampe preparou um calendário de eventos em outubro e novembro.
“Queremos não só comemorar, mas também oferecer capacitação, networking e fortalecimento para o empreendedor local”, concluiu Demos.
Confira os eventos e atividades programadas para os próximos meses:
Outubro
- 14/10 – Encontro do Núcleo de Mulheres, horário: 19h00
- 16/10 – Consultoria de Marketing – SEBRAE, duração: 1 hora por associado, modalidade: On-line ou presencial
- 25/10 – AMPE em Movimento – Feira na Praça da Bíblia, horário: das 09h00 às 15h00
Novembro
- 07/11 – Curso de Vitrinismo, Palestrante: Oara de Jesus, horário: das 08h00 às 18h00, informações e valores: Secretaria AMPE-BC – (47) 98909-9822 (Janaina)
- 18/11 – Encontro do Núcleo de Mulheres, horário: 19h00
- 19/11 – Encontro de Mulheres, horário: 19h00, local: Sede do Sicredi – Itapema/SC
Dezembro
- 08/12 – Encontro de Mulheres, horário: 19h.

