Itajaí será uma das cidades que receberá manifestações neste domingo (14), em defesa da democracia e contra a manobra do Congresso Nacional que reduz as penas dos envolvidos nos ataques golpistas de 8 de janeiro de 2023.
A concentração está marcada para às 9h, na Praça da Beira Rio, no bairro Fazenda.
A mobilização ocorre em resposta direta à aprovação, na madrugada de quarta-feira (10), da chamada “Lei da Dosimetria” pela Câmara dos Deputados. A proposta diminui as penas dos condenados pelos atos golpistas e abre caminho para a impunidade, beneficiando diretamente o ex-presidente Jair Bolsonaro, além de militares já julgados pelo Supremo Tribunal Federal.
Em todo o país, movimentos populares, entidades e organizações de juventude convocam atos sob o lema “Sem Anistia”, retomando às ruas a defesa do Estado Democrático de Direito.
Em Itajaí, a manifestação é construída por diversas organizações, entre elas: Movimento de Mulheres Olga Benário; União da Juventude Rebelião (UJR); Partido dos Trabalhadores (PT); Partido Socialismo e Liberdade (PSOL); Unidade Popular (UP); Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB); Movimento Correnteza; Movimento Luta de Classes (MLC); Partido Comunista Brasileiro Revolucionário (PCBR); União da Juventude Comunista (UJC); Grupo Elas; Baque Mulher; Movimento Mulheres do Litoral; Juventude do Partido dos Trabalhadores; BC Pela Democracia; e Povo na Rua.

