Hospital Marieta estreia em cirurgia de hérnia de coluna endoscópica e paciente recebe alta no mesmo dia

- Publicidade -
- Publicidade -

Dois secretários pedem desligamento do governo Juliana Pavan e ela desliga outros três

A prefeita Juliana Pavan anunciou que outras mudanças ocorrerão ainda  neste mês. Se dependesse deste colunista seriam muitas.

Trabalhador morre após material de obra cair em Balneário Camboriú

FG Empreendimentos confirmou a morte em comunicado; acidente na Rua 1500 também provocou falta de energia e bloqueio do trânsito.

Prefeita Juliana Pavan poderá -e acho que quer- migrar para o Partido Liberal

A prefeita Juliana Pavan (ainda PSD) está madurinha para se filiar ao Partido Liberal (PL), em continuidade ao seu...

Leia também

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

A tecnologia a favor da saúde fez com que um paciente de 34 anos passasse por um procedimento de retirada de hérnia da coluna e recebesse alta no mesmo dia.  A equipe de trabalho levou uma hora nesta estreia da cirurgia endoscópica de hérnia no Hospital Marieta. Ela foi autorizada pelo Plano de Saúde Bradesco, que liberou o código e a técnica, então, passa a realizada em Itajaí.

“O paciente tinha uma hérnia na coluna, foi operado e voltou para casa no mesmo dia. É a parte mais vantajosa, já que este é um procedimento bem menos invasivo”, declara o médico cirurgião Juliano Eidt, que cuidou deste caso.

A endoscopia para cirurgia da coluna não é apenas um procedimento, mas sim uma técnica cirúrgica que, além das inúmeras vantagens, constitui uma maneira revolucionária de enxergar o problema. Assim como algumas décadas atrás o microscópio cirúrgico trouxe melhoria nos resultados operatórios e o endoscópio revolucionou a gastrocirurgia e neurocirurgia, esta técnica pode fazer o mesmo para a cirurgia de coluna quando bem utilizada. Apesar de já existir há bastante tempo, o seu uso demorou a se estabelecer devido a curva de aprendizado mais longa. Mas já está sendo utilizada em vários hospitais pelo país.

A cirurgia endoscópica tem como principal diferença o uso de uma câmera acoplada ao sistema para que o médico possa olhar para qualquer direção a partir do canal de trabalho, com toda a nitidez de um monitor Full-HD (alta qualidade) e com a luminosidade ideal controlada através de um foco de luz também acoplado ao sistema.

Segundo o médico Juliano Eidt, se comparada à cirurgia clássica de hérnia de disco, a de maneira endoscópica traz ainda como vantagem o fato de ser realizada com anestesia local e sedação, sem precisar de anestesia geral; o médico pode conversar com o paciente durante a cirurgia; a técnica não tem limite de idade ou de condição física para ser operado (na cirurgia tradicional, por ser necessária a anestesia geral, muitos pacientes com outras doenças não podem ser operados) e a incisão é bem menos invasiva na pele. Além disso, o procedimento é bem mais rápido e com pouco sangramento e é muito menor a dor pós-operatória garantindo uma recuperação mais rápida.

- Continue lendo após o anúncio -

“Essa nova técnica mostra que o Hospital Marieta tem buscado trazer os melhores procedimentos e tratamentos em diferentes especialidades, como na ortopedia que, aliás, é uma das nossas vocações, junto com tantas outras especialidades médicas”, afirma a diretora geral da unidade, Irmã Mercia Lemes. 

Fonte: Oficina das Palavras

- publicidade -
Clique aqui para seguir o Página 3 no Instagram
Quer receber notícias do Página 3 no whatsapp? Entre em nosso grupo.
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas