Balneário Camboriú conquistou o Selo Prata no programa Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa, como reconhecimento pelas políticas públicas desenvolvidas para maiores de 60 anos.
A Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa informou que o município é o primeiro do Brasil a ser reconhecido com o Selo.
A secretária da Pessoa Idosa de Balneário Camboriú, Juliethe Nitz, recebeu o prêmio nesta quinta-feira (22), em Brasília.
“Foi uma honra poder representar Balneário Camboriú, o prefeito Fabrício Oliveira e todos os que contribuem para que possamos fazer o melhor para a pessoa idosa da nossa cidade”, disse Juliethe.
As políticas públicas desenvolvidas para população idosa em Balneário Camboriú são referências nacionais em atendimento para esse segmento.
Além de ser uma das únicas cidades brasileiras a possuir uma secretaria com atendimento especializado para idosos, em 2017 foi criado o Programa Abraço ao Idoso, com o objetivo de prevenir e combater a violência financeira, psicológica e física em pessoas idosas.
A cidade aderiu à EBAPI em 2018, mesmo ano em que recebeu o Selo Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa, em Brasília.
A EBAPI foi instituída legalmente em Balneário Camboriú em 2019, pela Lei Municipal n° 4368/2019.
Ela estabelece serviços, ações, programas e projetos de diversas políticas públicas a serem desenvolvidas no município, com foco no envelhecimento ativo, saudável, sustentável e cidadão.